Bruno Reis, prefeito de Salvador, anunciou nesta sexta-feira (18) a programação completa do Festival da Virada Salvador 2023. O evento terá queima de fogos nos cinco dias de evento (28 de dezembro a 1º de janeiro) e acontecerá na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. Na grade, artistas com os maiores cachês do país, como Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Léo Santana e Claudia Leitte, que será responsável pela contagem regressiva para chegada do ano novo.
“Temos a volta do maior carnaval do planeta no próximo ano, com novidades que vamos apresentar em janeiro, mas já confirmamos abertura com Ivete Sangalo puxando o trio. Esse conjunto de ações serão apresentadas amanhã em São Paulo com o propósito de mobilizar visitantes, turistas do Sul e Sudeste do Brasil, que viajam para a capital para gastar seu dinheiro, gerar emprego, renda e oportunidades”, disse Bruno em coletiva.
Ainda durante encontro com as assessorias de imprensa, Bruno disse que sabe da importância desse setor para geração de renda e emprego para a cidade. “Não há no Brasil outra cidade que faça um verão como o nosso. Não tem outra cidade no Brasil para apresentar o país aos brasileiros e ao mundo como nós. A expectativa é grande e a espera foi grande. Em 2020, celebramos um grande carnaval e logo depois veio a pandemia. Verão é importante para a nossa cidade. Quando termina um verão já começa a expectativa do outro. E a expectativa para esse ano é enorme”, completou.
No primeiro dia de festival (28/12) os baianos e turistas curtem Ivete, Bell, É o tchan, Ilê, Nattan, Tarcísio do Acordeom e Kannário. No dia 29 os shows ficam por conta de Gusttavo, Alok, Xand Aviões, Parangolé, Simone Mendes, e Rafa & Pipo. Na véspera de réveillon (30/12), tem Psirico, Xanddy Harmonia, Mari Fernandez, Durval Lelys, Jorge & Mateus, Vittor Fernandez e Tiago Brava. Na chegada do ano novo quem canta são Claudia, Wesley Safadão, Léo Santana, Zé Vaqueiro, João Gomes, Lincoln Senna e Thiago Aquino. E no primeiro dia de 2023 terá shows de Saulo, Olodum, Daniel Vieira, Timbalada, Lá fúria e Daniela Mercury.
Para a chegada de 2023, a prefeitura da capital da Bahia preparou um esquema diferente das edições anteriores do festival. Serão mais de 100 atrações, uma média de 7 diária, em 100 horas de música. Será instalado, pela primeira vez, dois grandes palcos no evento.
O prefeito confirmou que viajará para São Paulo neste sábado (19) para dar continuidade aos anúncios, mas desta vez focado apenas na programação de verão do estado, que contará com vários festivais e ensaios de carnaval. São eles: Festival Capital Afro, Festival Luz Salvador, Melhor Segunda-feira do Mundo, Baile da Santinha, Ensaios de verão (Timbalada, Parangolé, Psirico e Anitta). Maratona Salvador, Festival Êta (30 anos do É o Tchan), Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã e Festival de Verão.
Leia também: Entra na Roda: IZA lança projeto que empodera empreendedores negros