A Record TV foi a única emissora entre as maiores que não exibiu a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na íntegra. O evento realizado neste domingo (01) mexeu com a programação de todos os principais canais, derrubando programas consagrados, mas a emissora de Edir Macedo optou por exibir apenas trechos e flashes da Posse, mantendo a sua sessão de filmes e o programa de Rodrigo Faro no ar.
Em release previamente divulgado à imprensa, a Record TV afirmou que se uniria a Record News e ao seu portal R7, mobilizando toda sua estrutural nacional e internacional para realizar uma cobertura especial durante todo o dia da posse o presidente e de seu vice Geraldo Alckmin (PSB), e também dos governadores. No entanto, o que se viu mesmo foi uma dedicação muito maior por parte do canal de notícias, enquanto a principal emissora e seu portal fez uma singela cobertura.
Por volta das 13h30, os apresentadores Christina Lemos e Eduardo Ribeiro assumiram a transmissão de Posse primeiro na Record News. Diretamente dos estúdios do Jornal da Record, eles estiveram por mais de 6 horas, no comando. Contudo, na Record TV, foi mantido a sessão de filmes do Cine Maior e também a exibição do Hora do Faro, com pequenas interrupções para trechos da transmissão.
Os dois discursos de Lula foram os momentos em que a transmissão durou mais tempo na emissora de Edir Macedo.
Por outro lado, a TV Globo, Band e SBT mantiveram a tradição exibindo a Posse na íntegra. Até mesmo a RedeTV!, emissora cujo dono Marcelo de Carvalho – bolsonarista declarado que costume atacar Lula nas redes sociais – também mostrou o evento sem interrupções.
Tratamento diferente
Em 2019, a Record TV transmitiu a posse de Jair Bolsonaro por mais de 4 horas ininterruptas de exibição. Na ocasião a posse ocorreu numa terça-feira (01), derrubando parte da programação local com o Balanço Geral, Novela da tarde e Cidade Alerta. O canal foi o primeiro a começar a transmissão e o último a encerrar a cobertura que mobilizou 111 profissionais.
A emissora foi responsável por imagens do pool e contou com 13 equipamentos exclusivos de transmissão ao vivo. Na véspera da posse, a Record TV ainda exibiu com exclusividade uma entrevista com Jair Bolsonaro.
Record News mostrou tudo
Enquanto a Record TV optou por uma cobertura modesta, a Record News não mediu esforços e se destacou na Posse de Lula. O canal começou a cobertura logo cedo, com Kelly Godoy e Rafael Algarte, por volta das 13h30 entregou a cobertura para os âncoras do Jornal da Record e Fala Brasil, que ficaram no ar por cerca de 6 horas.
Os esforços do único canal de notícias da TV aberta tiveram bons resultados, uma vez que a transmissão no YouTube foi uma das mais assistidas no momento, contando com mais de 2 milhões de visualizações.
Leia também: Google coloca Lula como Presidente do Brasil e altera biografia de Bolsonaro