A Globo surpreendeu ao confirmarPorAmor de ManoelCarlos como a próxima reprise do “Vale a Pena Ver de Novo”. Quem ainda não lembra, é a novela das trocas de bebês entre mãe e filha, Helena e Maria Eduarda que foram vividas por Regina e Gabriela Duarte.
O folhetim foi um dos grandes sucessos dos anos 90 e será reprisada no canal pela segunda vez, a primeira vez foi entre 2002/2003. O canal Viva também já exibiu duas vezes, em 2010 na estreia do canal e em 2017.
Confira algumas curiosidades sobre a novela:
Susana Vieira viveu um dos seus grandes personagens na TV. A vilã, Branca Leticia de Barros Mota, se tornou muito popular entre o público. O excelente texto de Manoel Carlos junto com o talento da atriz rendeu um grande destaque na trama.
“Eu Odeio Maria Eduarda”, Como ainda não tinha redes sociais na época para criar “Tags” para odiar personagens de telenovelas, foi criado uma HomePage para Maria Eduarda, exigindo a morte da personagem. Gabriela Duarte interpretou com tanta veracidade que o mesmo público que pediu a morte foram o mesmos que com o passar do tempo “amaram” a personagem ao ponto de pedirem pra ela ficar até o fim.
A primeira reprise na Globo que foi exibida entre julho de 2002 e janeiro de 2003, fez tanto sucesso que chegou a registrar em alguns capítulos no período da tarde índices maiores que a novela das 20h “Esperança”.
Pela segunda vez, Regina Duarte vivia uma Helena de Manoel Carlos– a primeira fora em História de Amor (1995). Para a atriz, inclusive, Por Amor teria sido História de Amor 2, por conta da abordagem da relação mãe e filha. A terceira Helena da atriz viria depois, em Páginas da Vida (2006). O nome, utilizado pelo autor em quase todas as suas novelas desde Baila Comigo (1981), tornou-se uma marca de estilo e dá unidade à sua obra, criando um laço entre as fortes e encantadoras “heroínas de classe média”, como costuma caracterizar suas Helenas. Somente em Sol de Verão (1982) o autor não incluiu uma Helena em sua história.
Paulo Ubiratan o diretor da trama, morreu no decorrer da novela, em abril de 1998. Ricardo Waddington, que já dirigia a trama, assumiu a direção-geral.
Manoel Carlos conta que escreveu a sinopse de Por Amor 14 anos antes da novela ser exibida, mas que, envolvido com outros projetos, adiou a trama. Para essa história ele teve a inspiração no único amor que acredita ser absolutamente inquestionável: o materno. O autor também falou que se baseou em dramas reais para criar seus personaagens, Orestes que foi vivido por Paulo José, foi criado em uma conversa que teve com seu amigo. Os dois chegaram a uma conclusão que toda família tem um alcoólatra ou um ex- Alcoólatra.
Barracos dos bons, quem mais entende de fazer cenas de brigas e discussões entre familiares é Manoel Carlos, Por Amor é marcado por cenas antológicas. Quem não lembra da cena logo no primeiro capítulo onde Maria Eduarda (Gabriela Duarte) joga Laura (Viviane Pasmanter) na piscina após ela saber que sua rival estava no carro com seu noivo Marcelo (Fabio Assunção) durante o acidente que sofreram. Ou então a cena icônica entre Branca (Susana Vieira) e Isabel (Cássia Kiss) ao descobrir a traição do marido com a secretaria, as duas rolam escada abaixo se estapeando.
Por Amor foi vendida para mais de 40 países na época, entre eles, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Rússia, Venezuela, Panamá, Japão, entre outros.