O Paulistar (TV Globo) deste sábado (03) convida o público a conhecer a força e a diversidade do Grajaú, o maior distrito da capital paulista. Com apresentação de Valéria Almeida, o episódio faz uma imersão nas histórias, na cultura e na gastronomia da Zona Sul de São Paulo, destacando personagens e lugares que resistem e florescem nas margens da Represa Billings.
O programa começa com um trajeto inusitado: uma viagem de ônibus aquático que liga o bairro Pedreira ao Cantinho do Céu. Com menos de 20 minutos de duração, o percurso oferece uma alternativa rápida ao caminho por terra, que leva mais de uma hora. Ao lado da guia Bárbara, Valéria explora o distrito visitando espaços marcantes, como o Parque Cantinho do Céu, com barcos à vela grafitados, os murais dedicados a mulheres da comunidade e o tradicional bairro BNH, coração do Grajaú.
O episódio também dá destaque à culinária local, visitando restaurantes de famílias que alimentam não só os moradores, mas também projetos sociais. O público vai saborear com os olhos desde uma feijoada solidária até um caprichado baião de dois. Em clima de festa, Val e Bárbara participam de uma batalha de dança no Centro Cultural do Grajaú, espaço que há mais de 30 anos é símbolo de arte e resistência.
Entre os momentos mais tocantes do programa está a homenagem à Dona Zanira, mãe de Mara e avó de Bárbara. A trajetória da família se conecta com a história do antigo Clube Aristocrata, importante ponto de encontro da população negra, hoje transformado em parque. A homenagem termina com a inauguração de um roseiral batizado com o nome de Dona Zanira, um tributo poético à ancestralidade.
Receba atualizações em primeira mão!
O “Paulistar” ainda exalta a força do samba na região com uma visita ao tradicional Samba da Praça e uma lembrança especial do cantor Criolo, que nasceu no Grajaú e representa com orgulho a identidade do bairro.
O programa vai ao ar aos sábados, logo após a novela História de Amor, para a região metropolitana de São Paulo.