Desde o início da manhã desta sexta-feira (19), os telejornais da RECORD foram ao ar com uma estética significativamente diferente. O problema acontece no mesmo dia em que a uma falha global no sistema da Microsoft afetou aeroportos, bancos e emissoras de TV em vários países do mundo.
Sem relógio e animações nas tarjas, a emissora teve que improvisar para manter os telejornais Balanço Geral e o Fala Brasil no ar. Informações importantes, como o nome dos repórteres e a localização, não estão sendo exibidas. Até mesmo as chamadas de atrações nos intervalos comerciais estão sem elementos de animação.
A RECORD também cancelou a edição local do Fala Brasil. Ainda não está claro se o cancelamento tem relação com falhas na conexão com as afiliadas ou se é uma medida para manter o telejornal focado no apagão cibernético.
Mesmo que a pane possivelmente tenha afetado a emissora, ela conseguiu transmitir sua programação sem maiores prejuízos. Além disso, o canal cobriu amplamente o caso, com seus correspondentes nos Estados Unidos fornecendo informações precisas.
Assista ao vídeo do Fala Brasil sem animações e relógio na tela:
Ao vivo no #FalaBrasil: pane tecnológica atinge bancos no Brasil
— Fala Brasil (@falabrasil) July 19, 2024
➡️ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/s97dShr2UH pic.twitter.com/uG3kYHfd84
O problema pode ter ocorrido devido à falha no sistema Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft. Se a RECORD utiliza o serviço, pode ter sido diretamente afetada. A Azure usa uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa de cibersegurança CrowdStrike, que serve para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers). Uma falha nesse sistema é que está por trás da pane global.
O que causou o apagão cibernético?
De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurz, o problema ocorreu por causa de um “defeito na atualização de conteúdo” da Falcon, e não de um ataque cibernético. Essa falha ocorreu em uma atualização para servidores Windows.
Se a pane afetou a emissora brasileira, ela deve retomar completamente suas operações nas próximas horas. A Microsoft afirmou que corrigiu a causa da falha global, mas ainda impacta 365 aplicativos da empresa.
O Portal Alta Definição contatou a assessoria de comunicação da RECORD e está aguardando uma resposta. Assim que receber qualquer atualização, esta matéria será atualizada.