Depois de 64 anos, a seleção de País de Gales voltará a disputar uma partida de Copa do Mundo nesta segunda-feira (21), contra os Estados Unidos. A última vez que o país disputou um Mundial foi em 1958, quando curiosamente foi eliminado nas quartas de final para o Brasil, com um gol marcado por ninguém menos que Pelé, o maior jogador de todos os tempos. Ficou curioso👀? O Portal Alta Definição te explica logo mais abaixo a história completa.
Em 1958, a Copa do Mundo foi disputada na Suécia, contando com a participação de 16 seleções. Uma delas, era a de País se Gales. Comandado pelo centroavante John Charles, um dos maiores ídolos do esporte local, o time empatou os seus três primeiros jogos na fase de grupos, contra Hungria (1 a 1), México (1 a 1) e Suécia (0 a 0). O regulamento da época exigia um jogo extra, de desempate. Nessa partida, Gales superou a Hungria por 2 a 1 e se classificou para as quartas de final.
Já no jogo eliminatório, País de Gales enfrentaria o Brasil, que na época buscava ainda a sua primeira conquista, após o fracasso em casa, na edição de 1950, conhecida como “Maracanaço”. A Seleção Brasileira era treinada por Vicente Feola e tinha no time, além de Pelé, nomes como Zagallo, Djalma Santos, Garrincha e Nilton Santos, jogadores considerados do mais alto nível na história do futebol.
A partida teve vitória do Brasil por 1 a 0, em um golaço mercado por Pelé, o seu primeiro em Mundiais. Na época, A Seleção Brasileira se classificaria para a semifinal, onde derrotaria a França por 5 a 2, e seria campeã em cima da Suécia, os donos da casa, também por 5 a 2. Foi o primeiro título do país, que se tornaria bicampeão na edição seguida, em 1962, o Chile.
E o País de Gales?
Depois de ser eliminada pelo Brasil, a seleção de Gales não conseguiu mais retornar para os Mundiais, até a atual edição. Em 2016, eles já haviam conquistado um feito histórico, ao disputarem a Eurocopa, sendo semifinalistas, quando perderam para Portugal, que se tornaria o grande campeão. Na Copa do Mundo 2022, a seleção está no grupo B, contra Inglaterra, Estados Unidos e Irã. A equipe aposta todas as suas fichas no craque Gareth Bale, de 33 anos, que já atuou pelo Real Madrid e joga no momento pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
Leia também: Copa do Mundo: autor do 1º gol já fugiu da polícia de ambulância; saiba mais