Com investimentos zero na produção de novelas, a Band vive um momento bem diferente de quando fez sucesso nos anos 2000 com Floribella e Dance, Dance, Dance, precisando recorrer a novelas Turcas que atraiu um bom público, mas não o suficiente para sair da casa dos três pontos de média. Agora, a emissora mira nas novelas portuguesas, bem mais próxima de nossa realidade e que vem ganhando a atenção do mundo. Mas, seria ‘Ouro Verde’ a salvação ou o início de um novo tempo para emissora?
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não se reativa um setor tão caro, como a teledramaturgia para produzir novelas de um dia para a noite. Uma missão que requer muito planejamento e que está um pouco longe da realidade da Band. Porém, a estratégia de adquirir a novela Ouro Verde mostrasse um acerto ou talvez um tiro no escuro que tem tudo pra dar certo e atrair um público que esteve longe da Band, desde o fim de suas novelas brasileiras. Além disso pode conquistar mais anunciantes e consequentemente o desejo de continuar comprando novelas de Portugal, para quem sabe, no futuro próximo até coproduzir uma trama com o país.
Não é exagero dizer que o nossos “irmãos portugueses” estão dominando a arte de fazer “novelões”, por isso “Ouro Verde” quebrou o ciclo de vitórias da Globo e levou o Emmy de 2018, como melhor novela.
Leia também: Leia a sinopse completa de Ouro Verde
Uma produção da Plural Entertainment e TVI, Ouro Verde é uma novela de Maria João Costa. A trama é protagonizada por Diogo Morgado e Joana de Verona, conta também com atores que atualmente estão na Globo e Record TV, como Pedro Carvalho (A Dona do Pedaço) e Silvia Pfeifer (Topíssima), além de Zezé Motta e Gracindo Junior.
Para um público que ultimamente tem sido “feito de trouxa” pela atuais novelas brasileiras, com raras exceções (Órfãos da Terra e Topíssima), a Ouro Verde chega para somar. Além do bom e velho “arroz com feijão”, a trama traz muitas cenas de ação que lembrarão as novelas da Record TV, com um enredo de amor e vingança. Como lidar com as duas coisas ao descobrir que o responsável por destruir a vida de sua família é o pai do grande amor de sua vida?
Ambientada em Portugal e também no Brasil, a novela traz imagens belíssimas do Rio de Janeiro e Manaus, acompanhada de uma trilha sonora tipicamente brasileira e outros sucessos internacionais.
Vale lembrar que, como bem adiantou o jornalista Cadu Safner (Observatório da TV), a Band não pretende parar de exibir as novelas Turcas, com previsão de voltar logo após o fim de Ouro Verde, que vai substituir Minha Vida. Mas se a novela portuguesa conquistar os brasileiros, deixar de investir nesse nicho será um erro.
Para concluir, a mesma autora de Ouro verde também escreveu a recente “Valor Da Vida” com a participação de grandes atores brasileiros como Carolina Kating, Marcello Antony e Bia Seidl. Fica a dica, Band!