Depois do sucesso ao interpretar o personagem Velho do Rio, no remake de Pantanal, o ator Osmar Prado teve o seu contrato fixo encerrado com a TV Globo. Ele estava na emissora há 49 anos, desde 1973, e seguirá trabalhando apenas por obra, como se tornou a nova política de contratos no canal.
De acordo com informações da colunista Patrícia Kogut (jornal O Globo), Osmar Prado estreou na TV Globo em Bicho do Mato (1973), novela que ainda foi exibida em preto e branco. Depois, integrou o elenco da primeira versão de A Grande Família, como o filho de Nenê e Lineu, o Júnior.
A partir disso, fez sucesso nas novelas Anjo Mau (1976), Pai Herói (1979), Roda de Fogo (1986), Renascer (1993), Sinha Moça (2006), Cordel Encantado (2011) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Esteve nos elencos de O Clone (2001), reprisada recentemente no Vale a Pena Ver de Novo, e em Chocolate com Pimenta (2003), atualmente no ar no Edição Especial.
Um dos seus maiores papeis recentes foi em Pantanal, que teve seu final exibido na semana passada. Osmar Prado deu vida ao Joventino Leôncio, o Velho do Rio. O personagem fez um enorme sucesso com público da novela e o ator chegou a ganhar uma homenagem no último Domingão com Huck.
Leia também: Atores de Pantanal se emocionam ao comentar sobre o fim da novela: “Foi uma aventura”