Os Rejeitados é um dos dez filmes que concorrem neste ano na categoria de Melhor Filme do Ano no Oscar 2024. Acima de tudo, o longa tem direção de Alexander Payne que já é conhecido pelas suas representações satíricas da sociedade americana, além do senso de humor ácido. E, claro que em seu novo filme, essas características não poderiam passar despercebidas. Na verdade, são graças a ela que o filme deixa de ser uma história morna e ganha fôlego e espaço para entregar excelentes atuações.
Sobre ‘Os Rejeitados’
‘Os Rejeitados’ é ambientada durante a década de 1970, em uma das escolas mais prestigiadas dos Estados Unidos. Paul Hunham (Paul Giamatti) é professor de história da Barton há anos e, acostumado com sua solidão, se tornou um homem mal-humorado e sem grandes amigos. Ao passo que as festas de final de ano chegando, a escola se esvazia para a temporada de férias com a família.
Entretanto, nem todos os planos de deixar a escola dão certo para todos os alunos. Um deles, Angus Tully (Dominic Sessa), um dos mais problemáticos da turma de Hunham, se vê obrigado a passar o fim de ano preso na escola. Porém, para seu azar, Hunham será o encarregado de permanecer no campus com ele. Junto com a dupla, Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph), cozinheira-chefe da escola também está sozinha após a perda do filho na Guerra do Vietnã. Eventualmente os três rejeitados protagonizam a mudança e evolução interior de si e no outro, dando novas perspectivas de vida após as 2 semanas de férias.
Por analogia, a espinha dorsal o enredo não traz nenhuma novidade. Ao contrário, já nos primeiros minutos do filme é possível prever todo o enredo, plot twist e final do filme. Em síntese, o que realmente define Os Rejeitados como um bom filme é a sutileza e humor ácido dos diálogos que compõe as duas semanas destes três personagens. É, nesse momento que Alexandre Payne brilha, diferenciando uma história já previsível em um filme premiado. Sob o mesmo ponto de vista, Payne abre a possibilidade para que Paul Giamatti entregue um de seus melhores trabalhos. Mesmo se mostrando reticente e brigando com si próprio pela sua mudança, Hunham cede sua casca protetora em favor de Tully, com quem sempre teve problemas. Mesmo sendo o primeiro filme de Domenic Sessa, o jovem ator mostrou que potencial para encarar grandes papéis com alta complexidade de personalidade.
Leia mais:
Confira o trailer oficial
O filme estreou nos cinemas no dia 11 de janeiro. Por conta das premiações e, principalmente a indicação ao Oscar, ainda segue em cartaz em algumas salas. Ainda não há previsão sobre sua entrada nos catálogos de streaming.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.