Nyad foi um dos filmes apostas da Netflix para levar o nome da plataforma e produtora para o Oscar 2024. O esforço não foi em vão, apesar do filme não concorrer na principal categoria de melhor filme. Entretanto, a dupla Jodie Foster e Annette Bening são um dos maiores acertos em elenco da produtora.
Sobre ‘Nyad’
O filme traz um recorte da história real de Diana Nyad, uma nadadora de longa distância, que ganhou bastante destaque em 1974. Nyad alcançou o recorde feminino ao nadar o Golfo de Nápoles (35 km) em apenas 8 horas e 11 minutos. No ano seguinte, a nadadora completou o circuito ao redor da ilha de Manhattan (45km) e, mais tarde, cruzou o oceano entre as Bahamas e a Flórida (164km).
Apesar dos grandes feitos, Nyad sempre impôs a si mesma a conquista de trajetos ainda maiores e mais desafiadores. Por isso, aos 28 anos, tentou fazer um dos mais perigosos e exaustivos trajetos de cruzar o oceano entre Havana (Cuba) e Key West (Flórida), uma travessia de 180 km. Além do mal tempo e as fortes correntes em oceano aberto, Nyad teria que nadar por mais de 48 horas. Somado a isso, o exercício ainda seria dentro de uma gaiola de proteção a tubarões para tentar cumprir seu objetivo. Porém, depois de 42 horas de esforço e com um grande desvio na rota, a equipe de Nyad encerrou a tentativa.
Mesmo com as grandes conquistas, Nyad nunca se conformou de não ter conseguido este último feito. E, com isso, decidiu aos seus 60 anos que iria completar o trajeto. É justamente este trecho da história que o longa da Netflix traz como enredo ficcional.
Crítica
Dentre medos, insegurança e muita força de vontade, Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi conduzem o filme de forma bastante convencional. Apesar de ser o primeiro ficcional o do casal, o filme é muito bem efeito e com grande envolvimento, vindos da bagagem esportiva que o casal já possui no currículo. Mas, o que de fato mais se destaca em Nyad é a força da dupla Annete Bening (Diana Nyada) e Jodie Foster (Bonnie Stoll). Enquanto Nyad está obcecada em atingir seu objetivo, é a força a racionalização de Bonnie Stoll, melhor amiga e treinadora da nadadora que consegue unir forças e suporte suficiente para que o grande feito fosse possível de ser conquistado. É com a mesma química e relação pessoal que Bening e Foster mostram no vídeo. Além de entregarem grandes interpretações, a interação de ambas é que diferencia Nyad de um filme esportivo tradicional.
Nyad é mais que uma boa história contada, mas uma lição de superação, amizade e trabalho em equipe. O filme leva duas indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante para a dupla protagonista e deve entrar na lista dos obrigatórios a serem assistidos.
Confira o trailer
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.