‘Anatomia de uma Queda’ é um dos dez filmes indicados na principal categoria do Oscar deste ano e um bom candidato. O filme venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado e chegou com força no Globo de Ouro, levando Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Curiosamente, o filme que possui co-produção francesa e americana, não concorre no Oscar como filme estrangeiro. Ao contrário, ele soma 5 indicações nas principais categorias do Oscar como um longa exclusivamente americano.
Sobre ‘Anatomia de uma Queda’
O filme é dirigido por Justine Triet e escrito em conjunto com seu marido Arthur Harari, que também concorrem como melhor direção e roteiro original.
No filme, Sandra Voyter (Sandra Hüler), seu marido Samuel (Samuel Theis) e o filho Daniel (Milo Machado Graner) moram na região doa alpes franceses. Durante uma manhã, Daniel, que possui uma deficiência visual causada por um acidente, sai para passear com o cachorro. Porém, o passeio tranquilo acaba quando na volta, a criança se surpreende com o corpo do pai estendido sobre a neve envolto de muito sangue. O menino, desesperado, grita pela mãe, que alguns minutos depois aparece na varanda e desce assustada ao ver a cena. É partir deste momento que o filme ganha vários desdobramentos sobre o que teria ocorrido de fato em relação a morte de Samuel. Teria ele caído, cometido um suicídio, ou haveria um terceiro envolvido, levando a um assassinato? Essa é a grande premissa de ‘Anatomia de uma Queda’.
Crítica
Como uma autopsia realizada no corpo de Samuel, o filme segue o mesmo procedimento. Cada parte da vida pessoal, profissional e relações do casal passam por uma intensa análise, desmembrando cada detalhe para tentar encontrar uma resposta. A polícia e promotoria desconfiam da versão de Sandra e acreditam que possa haver um envolvimento de sua parte. Já nós telespectadores, acompanhamos o desenrolar da investigação e julgamento pelo ponto de vista da família, que além disso lida também com o luto. O desgaste da investigação e das tentativas de recriar o episódio para munir a defesa contra os argumentos da promotoria é visível e exaustivo para a toda a família.
Um dos pontos mais interessantes sobre ‘Anatomia de uma Queda’ é a reflexão que Justine Triet propõe. Numa mistura entre realidade e subjetividade do olhar, o filme apresenta uma série de narrativas que podem ser interpretados por diversos ângulos distintos durante o julgamento. Além disso, traz o ponto de vista da opinião pública e da imprensa que favorecem a dúvida sobre a verdade do que teria ou não acontecido. Dentre tantas narrativas e versões diferentes sobre a vida da escritora, até Daniel questiona sua confiança a mãe.
Como resultado, o roteiro nada mais é do que um fragmento da ficção que é a nossa realidade, nos quais as interpretações vivem livres conforme a história contada.
Onde assistir ‘Anatomia de uma Queda’
O filme, apesar de ter tido seu lançamento mundial em maio do ano passado, chegou aos cinemas brasileiros apenas no último dia 25 e segue em cartaz.