O Globo Repórter desta sexta-feira (16) embarca em uma jornada surpreendente pelo Azerbaijão, um território inédito nas telas do programa. Em uma reportagem especial dividida em dois episódios, o repórter Murilo Salviano, correspondente da Globo em Londres, atravessa o país que liga a Europa à Ásia para mostrar tradições milenares, paisagens únicas e uma cultura forjada entre o fogo e o gelo.
O ponto de partida é Yanar Dag, a montanha em chamas que arde há mais de quatro mil anos, um símbolo do passado religioso do país e do seu potencial energético. A bordo de um clássico Lada soviético, Murilo visita os impressionantes vulcões de lama do Parque Nacional de Gobustan e sobe até as geladas montanhas do Cáucaso,. Por lá, vive experiências entre vales coloridos, neve intensa e a tradicional hospitalidade azerbaijana.
O programa também visita cidades históricas como Shaki, parada obrigatória da antiga Rota da Seda, hoje Patrimônio Mundial da Unesco. Lá, o jornalista conhece os antigos caravanserais, experimenta doces típicos e chá, e explora a herança cultural preservada há séculos.
Em Baskal, ele encontra os últimos artesãos da kelagayi, lenço de seda tradicional listado como Patrimônio Imaterial da Humanidade, e participa da produção de uma peça exclusiva para Sandra Annenberg.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (16), às 22h25, com reprise na manhã de domingo (18), às 06h45.