De olho no dinheiro para fazer o carnaval sair do prejuízo, Globo dividiu a opinião do público com as novidades no desfile das escolas de samba. No ar saíram os jornalistas que levavam credibilidade e entraram atriz, cantora e influencer para transformar a longa cobertura em um produto de maior entretenimento. Kenya Sade ficou responsável pelo esquenta na concentração. Vítor de Castro circulou pelas arquibancadas e Dandara Mariana entrevistou os artistas e celebridades.
A apresentação foi de Alex Escobar, Karine Alves e Milton Cunha e os comentários ficaram com Ailton Graça e Alemão do Cavaco. Mas, é claro que boa parte da sustentação nos bastidores ficou sob responsabilidade de profissionais do jornalismo que já estão acostumados com esse tipo de transmissão.
Essa nova forma da Globo levar o carnaval ao ar aconteceu nos intervalos entre as escolas, com bastidores e giro com detalhes das agremiações. Durante a passagem das escolas nada mudou significativamente, afinal não há muito o que inventar para narrar um desfile.
Milton Cunha: a estrela do carnaval
Milton Cunha fez a diferença e garantiu a leveza e o humor que o entretenimento exige. Foram muitas as tiradas e colocações que mexeram com o telespectador e ganharam destaque nas redes sociais.
Aliás, muito boa a abertura da primeira noite de desfiles das escolas de samba com uma câmera (drone) sobrevoando o sambódromo até encontrar Milton Cunha à frente do Camisa Verde e Branco. Com direito a cortes de câmera bem ensaiados, ele já deu o tom de que ficaria responsável pelo show, pela alegria e pela festa.
Alex Escobar já tem experiência e, a partir de agora, é responsável pelas quatro noites de desfiles, duas em São Paulo e duas no Rio. Karine Alves começou um pouco nervosa, mas em questão de minutos mostrou o tanto que está preparada para esse desafio.
Repórteres com outra pegada
Kenya Sade, Vítor di Castro e Dandara Mariana não fizeram feio. Mas, tiveram que lidar com os improvisos, entrevistados que não falavam e a correria das escolas. Entretanto, essa movimentação na concentração assusta quem está ali pela primeira vez. Zeca Pagodinho monossilábico deu trabalho para Dandara e talvez tenha mostrado a ela o quanto é difícil para a imprensa lidar com alguns artistas.
É bem provável que Vitor tenha descoberto que a repercussão na TV aberta é muito maior do que nas redes sociais e que toda palavra precisa ser muito bem pensada. Entretanto, Kenya agora sabe que ser repórter num programa de TV em estúdio é muito menos estressante do que estar à disposição o tempo inteiro para as entradas ao vivo.
Mas, o balanço é positivo, mesmo com muitas reclamações nas redes social.
Canal do Vannucci
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.