A CazéTV e a CBDA (Confederação Brasileira de Desporto Aquático) estão vivendo um atrito nos bastidores da Olimpíada 2024. O motivo: uma polêmica instaurada durante um programa do canal, após uma fala considerada machista e de cunho sexual do jornalista Guilherme Beltrão. Pedido de desculpas e notas de repúdio foram publicados neste final de semana.
Na última quinta-feira (01), no programa ‘Zona Olímpica’, Beltrão fez o seguinte comentário: “A Adenizia é campeã olímpica, ela realmente importa para a competição. O ‘camarada’ do nado sincronizado, que não tem chance de medalha, tem que ir por dois objetivos: se superar e comer gente”.
Apesar da atração ser de humor, a fala acabou sendo considerada machista e repercutiu nas redes sociais. Na sexta-feira (02), um pedido de desculpas foi lido pelo próprio jornalista no programa.
“Aquele corte foi tirado um pouco de contexto. A gente convida você a assistir todo o programa e tomar essas conclusões. Esse é o Zona Olímpica, essa mistura boa. Mas se alguém se sentido ofendido com a piada de ontem, a gente pede desculpas, não tem problema nenhum nisso”, disse Beltrão.
Mesmo assim, a CDBA publicou uma nota de repúdio ao programa em seu site oficial.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) repudia as declarações feitas por alguns dos integrantes do programa Zona Olímpica, da CazeTV. Os Jogos Olímpicos são o sonho de todo e qualquer atleta e nenhum outro objetivo se sobrepõe a sua performance competitiva. Por isso, se dedicam por anos até chegar ao auge do esporte. A CBDA pede responsabilidade aos veículos de comunicação ao tratar tanto da vida profissional, quanto pessoal dos atletas do esporte aquático.
diz o texto
De forma semelhante fez a Seleção Brasileira de Nado Artístico, nas suas redes sociais.
O Sincrobrasil vem a público expressar nosso mais profundo repúdio às declarações infelizes proferidas pela Cazé tv acerca dos nossos atletas. Comentários como os feitos são inaceitáveis e desrespeitam não apenas os atletas de nado, mas toda a comunidade esportiva.
O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, desenvolvimento pessoal e social, promovendo valores como respeito, disciplina e perseverança. Nossos atletas dedicam suas vidas aos treinamentos, superando desafios diários com determinação e coragem, e merecem ser tratados com dignidade e respeito.
Com isso repudiamos os comentários infelizes feitos pelo Guilherme Beltrão e seus companheiros presentes no programa. Respeito a comunidade do Nado Artístico e a todos os esportes é o mínimo. Brincadeiras são sempre válidas, mas desrespeito nunca serão tolerados.
afirmou