O Time Brasil acabou eliminado das disputas do hipismo no salto por equipes, modalidade em que havia esperança de medalha na Olimpíada 2024. Apesar de fazer uma classificatória sem punições, o conjunto brasileiro foi desclassificado após ser encontrado sangue na pele de um dos cavalos da delegação.
O comunicado ocorreu após o banho no animal, quando um dos comissários percebeu o machucado no cavalo Nimrode Muze, do atleta Pedro Veniss, e comunicou os juízes.
Na transmissão da TV Globo, o comentarista Luiz Fernando Monzon explicou detalhadamente a eliminação de Pedro e Nimrode, consequentemente também a do conjunto brasileiro na prova por equipes.
“O sangramento pode até acontecer. Às vezes uma pata bate na outra, uma ferradura bate na outra, e é considerado um acidente. O problema está nas embocaduras, nas esporas e no chicote. No caso do Pedro, é uma coisa quase imperceptível, tanto que na saída da prova não foi visto nada. Mas na hora da ducha, no banho do cavalo, um outro comissário levou ao juiz que o cavalo tinha uma marca”, contou.
Ele ainda completou: “Foi um corte de menos de um centímetro, sem querer, e nós, apaixonados por cavalo, sabemos que ninguém quer que isso aconteça, mas infelizmente aconteceu. É da regra”.