A nova série O Problema dos 3 Corpos estreou no último dia 21 e em menos de uma semana já alcançou primeiro lugar no ranking brasileiro da Netflix. Já no Top 10 mundial, a série ocupa o segundo lugar somando mais de 11 milhões de visualizações. Com base em conceitos da física ainda sem solução pelos especialistas, a série se desenvolve em uma ficção científica interessante e cheia de mistérios.
Sobre a série
Tudo tem início com um grupo de cientistas que começa a presenciar eventos e resultados estranhos em suas pesquisas que desafia os conceitos básicos da física. Somados a isso, o grupo passa a receber ameaças, conviver com jogos mentais e uma inteligência artificial extremamente avançada. Após a morte incomum da professora Vera Ye, o grupo irá entender que estão diante de uma ameaça alienígena e terão que usar seus conhecimentos para resolver o problema.
Da mesma forma que ‘Dark’, O Problema dos 3 Corpos é a nova aposta da plataforma com uma narrativa baseada em teorias reais. Inspirada no livro de Liu Cixin, chamado em mandarim de 三体( sāntǐ, que significa três corpos). Além disso, a série tem produção de David Benioff, D. B. Weiss, produtores de Game of Thrones e Alexander Woo.
Teoria do problema dos 3 corpos
A teoria dos 3 corpos envolve um conceito clássico da física derivado das leis de movimento de Newton. Segundo Newton, quando dois corpos de massa concentrada interagem gravitacionalmente entre si, sempre será possível prever seus movimentos. A partir disso, é possível calcular suas rotas e velocidades. Entretanto, se um terceiro corpo com massa concentrada for incluída no sistema, não há como saber o comportamento de tais corpos. Este é o chamado ‘problema dos 3 corpos’.
Embora muitos cientistas tenham conseguido solucionar casos específicos, não há uma fórmula básica que determine o que irá acontecer.
Apesar do sucesso meteórico já na primeira semana depois de seu lançamento, a Netflix ainda não anunciou uma confirmação se haverá ou não uma segunda temporada. Contudo, Benioff declarou que em conversa com os executivos da Netflix, que a continuação da história só melhora.
“Eu disse a eles que a trilogia original só vai ficando melhor e melhor. O segundo livro é muito melhor que o primeiro, e o terceiro explodiu minha mente. A história se torna mais ambiciosa e maior. Acho que, se conseguirmos uma segunda temporada, chegaremos em um lugar incrível“.
David Benioff
Woo também afirmou recentemente que mesmo sem o sinal verde da Netflix, o trabalho para uma segunda e terceira temporada já começou.
Enquanto isso, vale a pena mesmo assim assistir a O Problema dos 3 Corpos, série digna de maratona.