Considerada a mudança mais delicada na grade de programação do SBT, afinal o Tá na Hora substituiu as novelas mexicanas, a faixa da tarde e início da noite revela alguns dados bem interessantes. A estratégia desenvolvida pelo alto comando do SBT criou um jornalístico ao vivo para impulsionar seu principal telejornal, o SBT Brasil. Mas, na Grande São Paulo, o impacto não foi tão grande, afinal o programa comandado por Márcia Dantas e Marcão do Povo marca menos audiência do que as novelas exibidas anteriormente nessa faixa.
Dados obtidos pela Coluna do Vannucci junto a suas fontes aponta que, entre os dias 18 a 31 de março, o Tá na Hora marcou 3,0 pontos de média, o equivalente a 5,4% do público do horário. O programa garantiu 2,7 pontos (4,9% de share) no mês de maio. É o mesmo índice registrado entre os dias 01 e 12 de maio.
É claro que o Tá na Hora tem uma média de média de audiência inferior às novelas, afinal ocorreu uma mudança radical de conteúdo. Entre janeiro e março essa faixa registrou 4,2 pontos de média, o equivalente a 7,8% do público desse horário. Entretanto, é importante destacar que o alto comando do SBT já calculava essa queda e acredita que, aos poucos, o programa conquistará mais público. Lá na Anhanguera todos sabem que a concorrência com Datena e Luiz Bacci não é das mais fáceis.
Segundo fontes da Coluna do Vannucci, o Tá na Hora tem funcionado muito bem nas afiliadas, com suas edições regionais. Desde que o jornal estreou, o SBT Brasil passou a receber melhor e ampliou sua participação no PNT.
Público cativo em São Paulo
O levantamento obtido com exclusividade pela Coluna do Vannucci aponta que o SBT Brasil tem seu público fiel na Grande São Paulo. Os número do Kantar Ibope revelam que entre os 11 e 31 de março César Filho garantiu 3,9 pontos de média para o telejornal. Em abril, o SBT Brasil alcançou 3,6 de média, o equivalente a 5,9% do público. Entretanto, entre os dias 01 a 12 de maio houve uma ligeira recuperação com 3,7 de média e 6,1% de share.
De janeiro a março, o SBT Brasil marcou 3,8 pontos de média na Grande São Paulo. Ao comparar com os dados desde a estreia de César Filho na apresentação, o telejornal manteve seu resultado.
Bastidores no SBT
É claro que os executivos do SBT acompanham atentamente os números e tentam desenvolver as melhores estratégias para melhorar os índices. Mas, darão o tempo necessário para o público acostumar com todas as mudanças. Além disso, a equipe do Tá na Hora analisa os resultados para investir em temáticas que agradem mais ao telespectador.
Entretanto, nas últimas duas semanas essa avaliação fica praticamente impossível, afinal a pauta está bem concentrada na tragédia do Rio Grande do Sul.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.