Se outubro é o mês das crianças, também é tempo de relembrar o programa infantil mais famoso da televisão brasileira, “Xou da Xuxa” que fez Maria da Graça Xuxa Meneghel se tornar a rainha dos baixinhos.
O programa teve sua estreia no dia 30/06/1986 no horário das 8 às 12h e aos sábados de 9 as 12h.
Aberturas
A primeira abertura do programa abordava o universo infantil. Xuxa aparecia com uma cartola onde nela saia varias elementos infantis tudo isso ao som de “Doce Mel” após 3 anos de programa a abertura contou com uma animação onde a apresentadora passeava com sua nave pelo mundo.
Cenários
O primeiro cenário do programa em 1986 foi todo idealizado pelo desenhista Mauricio de Souza o criador de “Turma da Mônica” e o cenógrafo Reinaldo Waisman. Ele foi concebido de modo que as crianças pudessem brincar livremente por todo o espaço. Cada canto do cenário contava com alguma atração: a cauda de um imenso dragão se transformava em escorregador, a copa de uma árvore servia de telhado para um carrossel e o colo de um mestre-cuca funcionava como apoio da gangorra. A ideia era que tudo que estava presente no palco pudesse ser usado pelas crianças durante as brincadeiras.
Em 1987 ainda sobre o comando de Mauricio e Reinaldo o cenário sofreu uma pequena mudança. A famosa nave tão amada pelos “Baixinhos” ficou maior e mais moderna que no ano anterior. Além disso os personagens de Xuxa se tornaram balanços como cãozinho Xuxo.
Em 1991 o cenário do “Xou da Xuxa” foi reformulado completamente. Quem comandou a mudança foi o cenógrafo João Cardoso. Ele incluiu os principais pontos turísticos do mundo. Como o Big Ben (Inglaterra) Torre De Pisa (Itália) Taj Majal (Índia) e um moinho holandês. Além disso o parque de diversões do Xou ficou maior.
Em abril de 1992, O cenário ficou mais futurístico. A nave mudou de cor, passou de rosa a branca com varias luzes ao redor. As gravações contava com mais de 300 pessoas, incluindo crianças e adultos.
Turma da Xuxa
Xuxa contava com sua turma para ajudá-la no comando da atração. As Paquitas como suas assistentes de palco se tornaram um fenômeno assim como a apresentadora. Após elas chegaram os Paquitos. Mas seus fiéis escudeiros eram Dengue e praga.
Produção do programa e desenhos
Com direção geral de Marlene Mattos foi feita pesquisas de mais de cem brincadeiras para por em prática no programa. A disputa entre meninos e meninas era um dos pontos altos do programa juntos com os desenhos.
Falando em desenhos, Grandes clássicos dos passou pelo Xou da Xuxa. Entre eles, “Caverna do Dragão”, Ursinhos Gummi” Rambo, Robocop, He-man, She-ra, Zé Colmeia Os Caças Fantasmas entrou outros.
Sucesso internacional
O sucesso do programa levou Xuxa para outros países. Seu primeiro programa fora do Brasil foi na Argentina. Passando pelos canais “El Trece” e “Telefe”, a loira ainda teve programas no Chile, Estados Unidos, Israel e Espanha.
Último programa
O programa saiu do ar em 31 de Dezembro no ano de 1992. Xuxa resolveu colocar ponto final no infantil em alta. A Rede Globo tentou de todas as formas para Xuxa continuar com a atração mas sua carreira internacional estava em alta. Seu último programa foi repleto de emoção. Contou com a participação da sua família, inclusive de seu pai, na época eles não tinham uma boa relação. Ainda cantou no programa final, Simony e o Trem da Alegria. Além de suas ex paquitas como Leticia Spiller que tinha deixado o programa para se dedicar a carreira de atriz. A última despedida da Rainha dos baixinhos na sua nave espacial levou-a as lágrimas copiosamente.
Audiência
“Xou da Xuxa” durante seis anos de exibição registrou uma média de 19,4 pontos de audiência segundo dados do Ibope. Um verdadeiro fenômeno.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.