Após alguns meses de espera estreou na madrugada desta quarta-feira (13) o novo cenário do Jornal da Globo, que também vai abrigar o Hora Um e Jornal Hoje. Nesse sentido, o colunista digital do Portal Alta Definição com Vannucci está de volta para analisar o novo cenário dos telejornais da TV Globo em São Paulo. Lindo e altamente moderno, o novo ambiente é um marco no jornalismo da TV brasileira, mas como “tudo demais é veneno”, o exagero pode assustar o telespectador.
Como carro-chefe das novidades, o JG foi quem mais apresentou mudanças, começando por sua identidade visual. A vinheta de abertura ganhou novas cores e círculos, mas manteve a trilha antiga o que é um ponto positivo. Contudo, os mesmos círculos da nova marca invadiram a animação, que fica na mega tela curva de LED.
A cor azul saturada, com as linhas brancas que se movimentam sem parar, podem causar tontura em quem assiste. Ao menos nesse primeiro dia, o telão que é transparente, não abriu portas para mostrar mais a redação ao fundo, como prometeu a apresentadora Renata Lo Prete ao apresentar o cenário no Jornal Nacional.
Eita como deixa tonto #JornalDaGlobo pic.twitter.com/idMaVFoqMO
— Jefferson Oliveira ® (@umjefferson_) March 13, 2024
Com a mega tela importada tomada pelas artes gráficas, recursos de realidade aumentada e um plano aberto de câmeras com IA, a sensação é de que o Jornal da Globo estava sendo transmitido em chroma key, um Leitura Dinâmica (RedeTV!) mais luxuoso.
Ficou parecendo que o espaço era menor que o anterior. Não ficou de bom tom! Faltou ainda um óleo em alguma engrenagem, uma vez que, estalos vazaram durante todo telejornal.
Vale o elogio
Embora tenha pecado no excesso de tecnologia, o grande atrativo do cenário, que é a tela curva, proporcionou imagens belíssimas, como a arte gráfica de Brasília no momento dos comentários políticos. Outro ponto positivo ficou para o GC, minimalista, mas muito lindo. A realidade aumentada, já usada em outros programas como o Fantástico, também é um acerto para o jornalismo factual.
Infelizmente, a grande expectativa para o uso dos novos recursos tecnológicos foi frustrada por alguns exageros. A boa notícia é que tudo pode ser ajustado com facilidade. Aliás, o Hora Um já apresentou um grafismo bem menos “alucinante”.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.