O Grupo Silvio Santos anunciou oficialmente que José Roberto Maciel deixará a presidência no próximo dia 31 de outubro. Após 25 anos no grupo, onde ocupou cargos de destaque, Maciel será substituído interinamente pelo diretor financeiro Marcelo Barp. O comunicado foi feito internamente nesta sexta-feira (25) por Renata Abravanel, filha caçula de Silvio Santos e presidente do conselho de administração do grupo.
Maciel, que assumiu a vice-presidência do SBT em 2010 e a presidência do Grupo Silvio Santos em 2022, foi o principal executivo da emissora até 2023, quando Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, assumiu o comando do SBT. Com a chegada de Daniela, o grupo passou por uma ampla reestruturação, envolvendo demissões e cortes, enquanto tentava a venda de ativos como a Jequiti Cosméticos para reforçar o caixa.
O próximo passo de Maciel será como CEO da Times Brasil CNBC, novo canal de negócios e economia liderado pelo jornalista Douglas Tavolaro. A estreia do canal está prevista para 1º de novembro, e Tavolaro ocupará o cargo de presidente dos conselhos de administração e editorial. Ex-vice-presidente de Jornalismo da Record e fundador da CNN Brasil, Tavolaro é o principal acionista do projeto.
Com a saída de Maciel, o Grupo Silvio Santos reforça sua aposta em Marcelo Barp para o período de transição. Engenheiro pela UFRJ e com MBA em Finanças pela Universidade de Michigan, Barp já atuou como CEO em empresas do setor financeiro e acumula passagens pelo Itaú Unibanco e LuizaCred, com experiência em reestruturações financeiras.
Errata
Erramos ao afirmar que a executiva Daniela Beyruti assumiu o comando do SBT em 2024. Na verdade, ela ocupa o cargo desde 2023. O erro foi corrigido.