Nova sitcom da Band, que estreia no próximo sábado (03), o Nóis na Firma estará atento as transformações que o humor sofreu ao longo das últimas duas décadas. O tema foi amplamente debatido na coletiva de imprensa para o lançamento da série, realizada nessa terça-feira (30), nos estúdios da emissora no Morumbi (SP). O diretor Maurício Donato e os atores Gorete Milagres e Marcelo Médici reafirmaram “que os tempos mudaram” e que “algumas piadas já não podem ser mais aceitas”
Conhecida nacionalmente pela personagem Filó, Gorete Milagres destacou a importância dessas mudanças no humor, afirmando que quem sabe fazer, entende e se adequa a elas. “Eu gosto desse momento, de ter cuidado com o outro, com piadas racistas, homofóbicas e preconceituosas. É um momento importante do humor, quem sabe faz, que não sabe se estrepa, porque não está dando mais para fazer esse tipo de piada”, afirmou a atriz.
Já o diretor Mauricio Donato, destacou que a história terá um personagem para tratar diretamente da questão: um ‘hétero top’ que será cancelado por suas ações sem fundamentos. “Os tempos realmente mudaram, tanto que a gente criou o nosso personagem, um cancelado. O seu nosso ‘hétero top’. E lá cabe essas palhaçadas e a gente cancela o tempo inteiro o que ele faz de equivocado, baseado neste momento do humor e neste momento do mundo”, afirma.
“Eu acho que a função do Vanesso [o nome personagem] é exatamente essa: a crítica. É que não dá mais, tem coisas que não dá mais. Não pode mais ser feito. O humor tem que refletir o tempo dele e a gente está bem atento a isso”, completa Marcelo Médici, que interpreta o personagem Júnior Filho na trama de humor.
Responsável por dar vida ao Vanesso, Enio Vivona também comentou sobre a construção e a importância desse tipo de personagem nos tempos atuais. “A gente expõe esse jeito do cancelado e faz uma crítica a isso. Eu acho realmente que tem que ter um limite. Tem piadas que a gente ouvia antes do avô, do pai e que não dá para ouvir mais. Não tem graça para a gente. Eu fazia essa piada e não tem graça. Então eu achei que foi super importante [a criação do personagem] e a gente consegui deixar o programa bem leve, que dá para qualquer pessoa assistir. Um humor inteligente, sem ser pesado”, disse o ator e humorista que integra o grupo Café com Bobagem.
O Nóis na Firma estreia neste sábado, a partir das 21h00, na Band. A primeira temporada da sitcom tem previsão de ser exibida em 18 episódios, todos gravados nos estúdios da antiga companhia cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), numa parceira com a PRH-9 Produções.
Leia também: Nóis na Firma: Conheça a história do novo humorístico da Band