O Roda Viva (TV Cultura) desta segunda-feira (15) exibiu o debate com o candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT). Para falar com o convidado, o programa teve comando de Vera Magalhães e ainda contou com auxílio dos jornalistas Malu Gaspar, colunista do Globo; André Guilherme Vieira, repórter de política do Valor Econômico; Vinicius Torres Freire, colunista e editorialista da Folha de S. Paulo; Beatriz Bulla, repórter do jornal O Estado de S. Paulo; e Flávio Costa, jornalista e escritor. Dentre os assuntos abordados, Ciro falou sobre Bolsonaro (PL), Lula (PT) e resultado das últimas pesquisas eleitorais.
Quando a gente olha pesquisas temos que entendê-las como um retrato. São dois presidentes vistosos, figurantes. Bolsonaro fala bobagem aos milhões por dia. O Lula é o candidato desde 1989, em todas as eleições por si, ele coloca alguém com a máscara dele. Todo mundo tem opinião sobre os dois. Todo mundo odeia, todo mundo os ama.
Ciro Gomes
Ainda sobre os dois candidatos e resultado das últimas pesquisas últimas pesquisas, Ciro dispara: “Apesar de toda essa “forçação” de barra, se você perguntar explicitamente se o eleitor quer Bolsonaro, Lula ou outra opção, com certeza eles vão optar por alguém que não seja Bolsonaro ou Lula. Eu não sou candidato porque é fácil, é por que a gente não aguenta mais.
Ainda em entrevista, Gomes explica a vitória de Bolsonaro na última eleição: “Foi por uma obra? Foi por uma proposta generosa? Se a gente tiver humildade, a razão é muito simples: o votou magoado [em Bolsonaro] por conta da mais severa crise econômica deixada pelo PT mais o escândalo da corrupção”.
Contudo, o convidado questionou: “Será que é razoável que de agora com essa frustação que o Bolsonaro representa, da falta de educação, a solução seria voltar para a situação que deu o caos para o Brasil? Francamente, eu acho que o Brasil não aguenta mais isso”.
Assista ao vídeo na íntegra:
Leia também: Confira entrevista de Ciro Gomes no ‘Aparecida Debate’