O Fantástico desse domingo (31), na TV Globo, exibiu uma entrevista exclusiva de Maju Coutinho com o casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. Eles falaram sobre o episódio de racismo em que dois filhos do casal, Titi e Bless, foram vítimas no dia anterior, em uma praia de Portugal. A atriz reagiu aos ataques e confrontou a agressora. O momento foi registrado por uma câmera amadora e o vídeo acabou viralizando as redes sociais.
“A gente estava na praia brincando e, de repente, uma das crianças subiu e falou pra gente o que tinha acontecido. Aí, a gente ficou bem chateado. E começou e vocês viram aquelas imagens”, disse Bruno. Além dos filhos dos atores, uma família de angolanos, que estava perto, também sofreu ofensas. A agressora era uma mulher branca, cliente também do restaurante, onde os ataques ocorreram.
“Quando a gente percebeu o que estava acontecendo, o Bruno saiu da mesa e foi até o gerente com a mulher para chamar a polícia. Eu vi que tava uma movimentação estranha, vi que a família de angolanos estava um pouco recuada e comecei a entender que era algo racial”, disse Giovanna. “A mulher estava dizendo muitas coisas. Entre elas, dizendo “pretos imundos”, “voltem para a África”, listou a atriz. “Portugal não é o lugar para vocês, vão embora daqui”, completou o ator, relatando as ofensas.
Questionada sobre a reação dos filhos, em meio ao ato covarde de racismo, Ewbank afirmou que Titi, de 9 anos, entendeu a situação e a atuação da mãe, já Bless, de 09 anos, não percebeu o ocorrido. “Foi a primeira vez que a minha filha me viu combatendo o racismo de frente, porque a gente fala muito sobre isso com eles, mas ela nunca tinha me visto combatendo de frente como foi feito. Ela ficou muito assustada. O Bless não percebeu muita coisa, porque ele estava brincando. Mas a Titi entendeu tudo”, desabafou.
“É muito cruel pensar que Titi e Bless, que têm 9 e 7 anos, já tem que ser fortes. Que eles já precisam ser preparados para combater o racismo, sendo que com 9 e 7 anos são duas crianças que teriam que estar vivendo sem pensar em absolutamente nada”, completou ela, lamentando.
Leia também: Carla Cecato anuncia fim do casamento após 11 anos: “Não julguem”