Quem nunca perdeu o sono de madrugada e se levantou para assistir TV ? Pois bem, há 1 ano atrás, seriam poucas as opções na TV aberta: Programação religiosa, seriados e filmes nacionais ou estrangeiros.
Mas eis que na madrugada do dia 20 de setembro de 2016, o SBT resolveu apostar em um jornalístico de quase 6 horas ininterruptas e 4 apresentadores, o que parecia não dar muito certo, está prestes a completar um ano no ar, sendo vice líder isolado de audiência.
É na bancada do SBT Notícias que temos as jornalistas Analice Nicolau e Karyn Bravo, ambas com um currículo admirável no jornalismo da casa. Analice, dona de uma voz marcante, tem 14 anos de experiência no SBT, onde já comandou o Jornal do SBT – 1ª Edição, Notícias Breves e Jornal do SBT Manhã.
Karyn, estreou na emissora em 2008, desde então acumulou grandes reportagens especiais, foi a moça do tempo e ancorou os telejornais SBT São Paulo, SBT Brasil e Jornal do SBT.
Além disso, o SBT Notícias trouxe alguns rostos novos, como o ex-repórter da sucursal gaúcha da emissora, Cassius Zeilmann, que saiu das ruas diretamente para os estúdios da Anhanguera. Cassius já mostrou que tem muito carisma e profissionalismo, ao enfrentar algumas situações corriqueiras de um telejornal ao vivo como, por exemplo, a falha no Teleprompter – equipamento acoplado às câmaras de vídeo que exibe o texto a ser lido pelo apresentador, o jovem é bom no improviso.
Também é possível acompanhar a apresentação de João Fernandes, jornalista com passagens pela Band e Record TV, ele tem demonstrado crescimento no “ao vivo”, inclusive foi responsável por noticiar alguns “Furos de reportagem”, como a morte do Ex- presidente de Cuba, Fidel Castro, que foi anunciada primeiramente no SBT Notícias.
É bem verdade que o conteúdo muitas vezes deixa a desejar, algumas matérias são reprisadas por mais de 4 vezes, algo ainda aceitável diante de tantas horas de jornal.
Jornalismo
Como fonte de jornalismo, o SBT pode não ser a primeira nem muito menos a segunda opção, alguns casos isolados como o do apresentador Dudu Camargo e suas “dancinhas” dentro e fora do jornal Primeiro Impacto, pioram ainda mais a aceitação do público que preza pela credibilidade e seriedade.
Porém, esquecendo-se das “danças e piruetas” matinais, o SBT Notícias é uma prova de que ainda há Jornalismo no SBT.