Há menos de 2 semanas para as eleições, artistas, celebridades e jogadores de futebol vem usando suas redes sociais para fazer campanha. Neymar, que viralizou ao declarar voto em Jair Bolsonaro (PL), foi notificado pelo Instagram por propagar uma notícia falsa nesta quinta-feira (20).
A publicação em questão é um vídeo de retratação do pastor André Valadão, em que diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lhe enviou uma intimação para desmentir falas sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O órgão anunciou na última terça-feira (18) que nunca entrou em contato com o pastor referente ao assunto, mas a publicação permaneceu em sua página, sendo compartilhada hoje pelo jogador.
Internautas o criticaram ex-namorado de Bruna Marquezine pela disseminação de fake news em seu perfil de mais de 180 milhões de seguidores.
Bolsonaro em defesa de Neymar
O atual presidente do Brasil participou nesta quinta-feira (20) do podcast Inteligência Ltda e criticou a declaração do petista sobre o jogador durante participação na live recordista do Flow: “Você não tem como interferir na receita. Quem, por ventura, vai apagar uma coisa dessa lá. Vai deixar pegada. O pessoal da receita tem um zelo tocante. Seria uma acusação leviana. Se ele (Neymar) tiver oportunidade, tem que processar o cara (Lula)”.
Agora o governo dele tinha corrupção em tudo quanto era lugar. Então não tem interferência nenhuma, em lugar algum, zero. É uma acusação que deixa mal o Neymar, o pai e a mim.
Jair Messias Bolsonaro
Bolsonatistas e notícias falsas:
Após Valadão e Neymar, quem também esteve envolvida com fake news foi Regina Duarte. A atriz e ex-secretária da Cultura de Bolsonaro teve publicação tarjada e notificada pelo Instagram nesta quinta-feira (20). Na ocasião, ela dissemina que Lula estaria afirmando que para ser político teria que mentir. Contudo, a rede social notificou que “foi editado de uma forma que pode enganar as pessoas” e ainda cita o fact checkers (verificador de fatos), com referências ao Uol Confere e Agência Lupa.
Leia também: Fake news leva Claudia Leitte ao trend topic Brasil