A Band levou ao ar, nesta terça-feira (23), um episódio do MasterChef Brasil 10 que terminou com Neylano como o 1º eliminado da temporada. O participante não sobreviveu ao desafio final, que consistia na montagem de um hambúrguer.
Quatro participantes foram para o desafio após não mandarem bem na etapa das Caixas Misteriosas. Enquanto isso, outros três fizeram a prova por escolha de Endrik, que venceu o desafio inicial.
Pelas regras, cada um dos sete participantes na berlinda do MasterChef Brasil 10 tinham que entregar: um hambúrguer autoral, do que eles quisessem, com um molho e um acompanhamento. A massa do pão estava no mercado e os participantes poderiam escolher entre duas variedades.
1ª etapa: Caixas Misteriosas 📦🔥
O episódio começou com as temidas Caixas Misteriosas. Os 18 participantes se deparam com o desafio, dos mais emblemáticos do programa.
No entanto, desta vez, metade delas estava pegando fogo e a outra, soltando fumaça. Conforme explicou Ana Paula Padrão, as Caixas Misteriosas eram do céu e do inferno.
Ao abrir a caixa do céu, os competidores do MasterChef Brasil 10 encontraram ingredientes dos sonhos para a criação de um prato autoral.
Já aqueles que se arriscaram com a caixa do inferno tiveram que lidar com ingredientes selecionados para uma receita específica: o delicado e técnico macaron, um clássico francês. Cada participante precisava entregar seis unidades idênticas do produto.
Todos os participantes tiveram o mesmo tempo para fazer as receitas, 1h15.
Destaques da prova
Os jurados foram a todas as bancadas experimentar os pratos dos 18 participantes. Assim sendo, os melhores e piores foram chamados à frente.
O primeiro deles foi o militar Diego, que serviu filet mignon com couve-flor e aspargos. Helena e Rodrigo elogiaram o participante, enquanto Jacquin disse que poderia ser muito melhor.
Logo depois, Neylano entregou filet mignon e molho hollandaise. O prato do manauara, de 19 anos, recebeu duras críticas de Jacquin, que disparou: “você pegou a caixa do céu e entregou comida de inferno”.
A cantora Gizele, que preparou uma lagosta, recebeu bastante elogios, até mesmo do chefe francês.
A artista visual Luma também serviu lagosta, mas em folha de capeba. Rodrigo disse que a participante foi bem pela criatividade e pontuou: “para começar, está bom”.
O primeiro macaron escolhido foi o de Danilo. O caminhoneiro de Minas Gerais, que fez o produto de chocolate com frutas, não soube sequer colocar as medidas para a massa. Helena Rizzo fez críticas ao prato e Jacquin emendou: “é uma bela b….”.
Na sequência, os chefs do do MasterChef Brasil 10 convocaram Emanuel, que recheou o macaron com ganache de chocolate branco e geleia de frutas vermelhas. O analista de marketing pernambucano recebeu elogios de Jacquin, que se impressionou por ser a primeira vez que Emanuel fazia o prato.
Logo depois, Stephanie entregou a sobremesa de limão siciliano com recheio de frutas vermelhos com vinho branco. Rodrigo pontuou que a massa da participante de São Paulo não deu certo e que não era um macaron. A chef Helena apontou a falta de açúcar no prato.
Por fim, Camila fez um macaron de chocolate que veio descaracterizado e foi bastante criticada. A modelo, de Duque de Caxias (RJ), foi às lágrimas após ser chamada.
O pastor Endrik serviu um macaron de chocolate branco com recheio de limão siciliano. Aliás, o prato recebeu bastante elogios de Jacquin e Rodrigo.
Preparação para a decisão do MasterChef Brasil 10
Danilo, Neylano, Camila e Stephanie foram direto para a prova de eliminação do Masterchef Brasil 10. Enquanto isso, Luma, Endrik, Diego, Gizele e Emanuel foram para o mezanino como os destaques positivos.
Nesse sentido, o melhor prato foi o macaron de Endrik. Como prêmio, ele recebeu um pin dourado do programa.
Os medianos se dividiram em trios e Endrik teve que escolher um deles para ir para a eliminação. Dessa forma, o pastor escolheu enviar Wilton, Ashanti e Dielen. Os outros seis participantes foram ao mezanino.
2ª etapa: Decisão no Masterchef Brasil 10
Assim sendo, além das Caixas Misteriosas, o episódio do MasterChef Brasil 10 teve o desafio final. Os juradoras apresentaram uma mesa com diversos tipos de hambúrgueres, molhos e acompanhamentos.
Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira e Erick Jacquin deram várias dicas para que os participantes consiguissem entregar um hambúrguer digno do título de “sanduíche MasterChef”.
Com o relógio correndo contra eles, os participantes tinham que entregar: um hambúrguer autoral, do que os participantes quiserem, com um molho e um acompanhamento. A massa do pão estava no mercado e os participantes poderiam escolher entre duas variedades.
Wilton fez um hambúrguer com queijo coalho e Stephanie optou por servir um mix de carnes com repolho refogado. Enquanto isso, Camila entregou hambúrguer com broto e bacon e Dielen, foi no tradicional hambúrguer com ovo frito.
Na sequência, Danilo serviu a carne com salada e Neylano trouxe o prato principal com salada de repolho. Por fim, Ashanti preparou hambúrguer com repolho e beterraba.
Resultado final 😣😶🌫️
Stephanie e Danilo se destacaram e o prato do caminhoneiro foi considerado o melhor da prova, ganhando o pin dourado.
Além disso, outros dois sanduíches também receberam aprovação com ressalvas: Camila e Ashanti.
Os três hambúrgueres restantes foram “menos bons”. Chorando com o medo de deixar o jogo, Wilton foi salvo e seguiu na disputa. Logo depois, Dielen se salvou. Assim sendo, Neylano foi o 1º eliminado do MasterChef Brasil 10.