As conversas para a compra dos direitos de transmissão do próximo ciclo da Libertadores e da Sul-Americana, de 2023 a 2026, já começaram. Nesta semana, a FC Diez, agência que comercializa as competições de clubes da Conmebol, começou a divulgar os novos pacotes de transmissão. A grande novidade, é que os torneios podem ficar de fora da TV Aberta, caso algum serviço de streaming vença a licitação de maneira exclusiva.
Segundo informações do jornalista Erich Beting (Máquina do Esporte), Conmebol e FC Diez tem deixado claro que podem aceitar uma oferta de exclusividade pelas competições, desde que ela faça sentido comercialmente e se justifique em tempos de exposição. Essa, inclusive, é a aposta, tanto da entidade quanto da agência, para aumentar a arrecadação dos valores recebidos.
Com esse novo modelo, empresas como Amazon, Netflix e Apple, por exemplo, poderiam adquirir os direitos de transmissão da Libertadores e/ou da Sul-Americana e deixar as competições exclusivas de suas plataformas digitais. Outra possibilidade, seria a WarnerMedia ou Disney comprar o torneio e exibir apenas alguns jogos na TV por assinatura, disponibilizando os demais nos seus serviços de streaming.
Caso a venda “casada” não aconteça, os dois torneiros possuem três pacotes para serem adquiridos. Um pacote será apenas para plataformas de transmissão aberta (TV ou streaming), como já acontece. A grande novidade é que o detentor, seja ele TV Globo, SBT ou Record TV, por exemplo, não poderá mais escolher sempre o mesmo time para as transmissões, precisando haver uma rotação semanalmente.
Os demais pacotes são de plataformas pagas (TV por assinatura ou streaming). O pacote de maior valor garante o direito às escolhas ímpares dos jogos (primeiro, terceiro e assim por diante), além da transmissão da final e também da Recopa Sul-Americana. Já o outro pacote, garante o direito apenas as escolhas pares (segundo, quarto e assim por diante), sem poder exibir a grande decisão.
No Brasil, após resolver suas pendências com a Conmebol, a Globo pode voltar à briga pelos direitos de transmissão da Libertadores da TV Aberta, que atualmente são do SBT. A Record TV, segundo fontes do Portal Alta Definição, corre por fora na disputa. Os pacotes de TV por assinatura devem ser disputados por Globo, Disney e WarnerMedia.
Leia também: Renata Silveira faz história e abre o caminho para outras mulheres