Atualmente narrador da ESPN, Nivaldo Prieto foi o convidado do podcast Denilson Show dessa segunda-feira (23), apresentado por Denílson e o jornalista Francisco Garcia. Dentre outros assuntos, Prieto relembrou sua longa passagem pala Band, que inclui coberturas de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, além de revelar bastidores de quando chorou ao vivo em uma transmissão pela emissora, no jogo seguinte após a morte de Luciano do Valle.
Durante a conversa, o narrador contou sobre o início de sua carreira, tendo sido locutor de vinhetas da TV Globo, antes de iniciar diretamente sua jornada na cobertura. Ele também relembrou as transmissões que fez em parceira com Denilson na Band, como o Brasileiro da Série B e jogos da categoria de base da Seleção Brasileira, geralmente exibidos na faixa da madrugada.
Questionado sobre a transmissão que fez no dia seguinte à morte de Luciano do Valle, Prieto afirmou que não tinha condições de fazer aquele jogo e que foi um dos dias mais difíceis de sua carreira. Na época, o narrador entrou no ar pela Band durante o pré-jogo da partida, direito do estádio do Morumbi, e não conseguiu falar, desabando em lágrimas ao vivo.
“Eu não queria transmitir o jogo, porque eu não tinha condições. Eu não parava de chorar. Eu chorava, chorava, chorava… Aí eu fui para a Band, conversar com as pessoas, como Milton [Neves] e Datena, e eles me disseram: ‘Vai lá, narra o jogo. A gente precisa de você’. E eu pedia para não fazer, porque eu não ia conseguir narrar o jogo. E eu fui sabendo que eu não tinha condições de fazer”, disse.
Convencido pelos colegas, Prieto foi até o estádio e estava se preparando para a transmissão. No entanto, ele comentou que não conseguia acompanhar o programa que era exibido pela Band, repleto de homenagens e aquilo estava o desestabilizando. Foi a partir daí que o narrador pediu para não ouvir o estúdio, afirmando que assim que visse sua imagem na tela entraria no ar e passaria as informações do jogo. Na hora do ao vivo, porém, os alto-falantes do Morumbi colocaram uma sequência de narrações do Luciano, como forma de homenagem, fazendo Prieto e o comentarista Edmundo, que estavam no local, se emocionarem e não conseguirem nem falar.
“Eu tô sentado. Aparece o Milton na tela. Quando o Milton começa a falar, os alto-falantes do Morumbi, em uma homenagem para o Luciano do Valle, colocam uma narração dele no estádio. E eu ouvi aquilo, me emocionei. Eu não ouvia no fone da televisão [a voz do Luciano], mas ouvia dentro do estádio. Na hora que eu vi que o Milton ia me chamar, eu olhei para o lado. O Edmundo estava desmanchando de chorar, com a cabeça encostada na parede. Eu não consegui. Eu entrei e comecei a soluçar, chorando sem parar”, relembrou.
Vendo a situação, Milton Neves retomou a comando do pré-jogo para os estúdios, para que Prieto e Edmundo se recuperassem. Já na partida em so, mesmo carregados de emoção, os dois conseguiram transmitir o duelo, que na época era São Paulo e Botafogo, pela primeira rodada do Brasileirão de 2014. Luciano do Valle morreu no dia anterior, a caminho de Uberlândia, onde narraria a partida entre Cruzeiro e Corinthians, também exibida pela Band naquele domingo, com Téo José e Neto.
A íntegra da entrevista de Nivaldo Prieto para Denilson e Chico Garcia está disponível no canal do podcast no YouTube e pode ser acompanhada no link abaixo.
Leia também: Narrador da Band ataca torcida do Flamengo em áudio vazado: “Favelados”