O Globo Rural deste domingo (06) viajou até Paulistana município do Piauí, a 450km de Teresina, para mostrar a realidade da vida de agricultores que vivem quase em estado de miséria por conta da falta de energia. Em um dos depoimentos mais comoventes, uma agricultora revelou que nunca assistiu a uma novela em toda sua vida.
Há sete anos, o Globo Rural visitou o mesmo município para registrar a queixa dos moradores da região. Agora, a apresentadora Helen Martins voltou ao lugar e reencontrou dona Luísa do Espírito Santo. Em depoimento, ela contou que a única vez que parou para ver TV foi no dia que sua reportagem passou, mas ela não viu em sua casa. “Eu fiquei feliz… Eu vi na ferinha“, disse ela.
Ao longo dos últimos sete anos, Luísa conseguiu levantar sua casa e realizar um sonho. Na primeira vez que a Globo esteve no local, ela ainda morava numa casa de barro. No entanto, a residência e quase tudo o que tem dentro dela é fruto de doações.
Na casa que divide com os dois filhos ainda falta algum conforto. A água não é encanada. Contudo, o bem mais desejado, que muitos da região ainda lutam para obter, chegou recentemente à casa da agricultora.
Luísa agora conta com energia elétrica no local, mas esbarra em outro problema ainda mais profundo, a falta de renda. Sem dinheiro, ela não pôde comprar geladeira, nem TV. A informação chega ainda apenas pelo rádio.
Ao ser questiona pela apresentadora Helen Martins se ela já tinha visto alguma novela na vida, a senhora respondeu timidamente que “não”. A única vez que parou para ver TV foi para se ver no Globo Rural.
Emocionada, Luísa do Espírito Santo confessou que gostaria de assistir televisão.
Se a gente tem, se a gente tivesse, a gente gostava de…. Ver os movimentos assim, das televisão, só. (sic).
No escuro
Enquanto Luísa ainda pode acender uma luz, outros vizinhos sequer possuem esse privilégio. Perto dali, tem gente que vive no escuro.
“Disseram que era para todos, mas não foi não, que aqui não chegou”, revelou dona Neide se referindo ao nome do programa Luz Para Todos, lançado pelo governo federal sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva, no final de 2003.
O que diz o governo?
O projeto se propôs a instalar, sem custo, energia elétrica para famílias da zona rural. De lá para cá, segundo o Ministério de Minas e Energia, 4 milhões de residências foram atendidas, mas o próprio ministro diz que ainda faltam muitas.
Infelizmente, no ano de 2023 nós ainda temos 500 mil famílias no Brasi que ainda não têm acesso à energia elétrica.
Alexandre Silveira
A apresentadora questionou por que em dois anos mandatos, o governo que criou o programa não zerou esta triste estatística.
É importante ressaltar, nós temos um país com dimensões territoriais que nós todos sabemos dos desafios de levar energia em todos os 5 anos no Brasil, é realmente muito ruim que a gente ainda fale num país é com as potencialidades do Brasil, onde ainda existe pobreza energética.
confessou o ministro.