Como prometido em seus telejornais, a Record TV mobilizou o seu jornalismo para um domingo de cobertura intensa. Durante toda a programação deste dia, 17 de janeiro, o plantão ‘Vacinação Coronavírus‘ vai trazer as últimas informações sobre a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em relação aos pedidos de uso emergencial de duas vacinas contra covid-19: a CoronaVac e a vacina de Oxford.
A cobertura começou pontualmente, às 10h sob o comando de Christina Lemos e a participação ao vivo da repórter Lívia Veiga. Diretamente de Brasília, ela explicou melhor como acontecerá a reunião, que tem previsão de durar 5 horas. Cinco diretores votam se será permitido o uso emergencial das vacinas.
A ideia do plantão é deixar o público por dentro de tudo o que está acontecendo nesta reunião, e conscientizar a população da importância da vacinação contra o coronavírus.
Mudanças
Nos últimos meses, a emissora tem se distanciado do atual governo de Jair Bolsonaro, produzindo diversas reportagens sobre o tema. Em matéria especial exibida no Jornal da Record, o canal chegou a elogiar líderes mundiais que já tomaram a vacina, os qualificando como “exemplo para o mundo”. Algo que difere completamente do discurso do presidente, que tem ironizado a CoronaVac, declarando até que não vai se vacinar.
Já no último dia 15, após outra reportagem que esclarecia dúvidas sobre a vacina do Instituto Butantan, a apresentadora do’ JR’ foi enfática:
“Então vamos esclarecer mais uma vez. Se você tomar a vacina do Butantan; primeiro, você estará livre de desenvolver a forma mais grave da doença, logo ficará livre do risco de internação; segundo, você tem quase 80% de chance de não desenvolver nem a forma leve da doença, que também requer assistência; terceiro, se você tomar a vacina poderá no máximo desenvolver sintomas muito leves da covid-19, e não vai precisar de ajuda para superar a doença. Resumindo, é isso quando se diz que: ‘a eficácia geral da CoronaVac é de 50,38%’.
Assista ao vídeo: