O empresário francês tetraplégico Philippe Pozzo di Borgo, que serviu de inspiração para o aclamado filme Intocáveis (2011), faleceu aos 72 anos. Sem informações sobre a causa da morte, a confirmação da notícia veio por Eric Toledano, um dos diretores do filme, nesta sexta-feira (02).
Pozzo di Borgo era de uma família nobre da Córsega. Em 1993, ele sofreu um acidente de parapente que o deixou tetraplégico. Dessa forma, em seu livro, “Le second souffle” (2001), ele compartilhou sua jornada de superação e como encontrou uma nova perspectiva de vida através de seu cuidador, Abdel Yasmin Sellou.
A história de Pozzo di Borgo ganhou destaque mundial ao ser adaptada para o cinema. Trata-se do filme Intocáveis, que conta a história da amizade de um homem tetraplégico rico e seu cuidador.
O longa de 2011 teve direção de Olivier Nakache e Eric Toledano. Com as atuações de François Cluzet e Omar Sy, o filme conquistou o público e se tornou um enorme sucesso de bilheteria. Somente na França, foram mais de 19,49 milhões de espectadores.
Além disso, o filme também obteve grande repercussão em diversos países europeus, como Alemanha, Suíça, Espanha e Itália.
Aliás, a história de Pozzo di Borgo também teve adaptação nos Estados Unidos. Com o nome The Upside, os atores Bryan Cranston e Kevin Hart interpretam os papéis principais.