O jornalista Carlos Monforte morreu nesta segunda-feira (31), aos 77 anos. A informação foi divulgada pela GloboNews. A causa da morte não foi informada.
Segundo a emissora, o jornalista fazia tratamento contra um câncer. Monforte construiu uma carreira de quase quatro décadas na emissora. Além disso, tornou-se um dos primeiros âncoras do telejornalismo brasileiro.
Carlos Monforte construiu carreira na Globo
Monforte entrou na Globo em 1978. Na época, foi contratado como repórter local em São Paulo. Ele também produziu reportagens para diferentes telejornais da emissora. Em 1982, o jornalista assumiu a editoria de política do Jornal da Globo. No mesmo período, passou a atuar como editor e apresentador do Bom Dia SP.
No ano seguinte, a Globo criou o Bom Dia Brasil. Carlos Monforte participou da estreia do telejornal, em 1983. Ele ocupou a função de apresentador e editor-chefe. Durante o primeiro ano, o jornal realizou cerca de 700 entrevistas. Entre os entrevistados estavam João Baptista Figueiredo, Delfim Netto, Mário Andreazza e Ulysses Guimarães.
Jornalista teve passagem pela CNI
Entre 1992 e 1994, Carlos Monforte deixou temporariamente a Globo. Nesse período, ajudou a fundar o departamento de comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Depois, retornou à emissora. O jornalista passou a trabalhar como repórter especial do Jornal da Globo em Brasília. Ao longo dos anos seguintes, Monforte também voltou a participar do Bom Dia Brasil. Sua trajetória incluiu ainda coberturas políticas e entrevistas com autoridades.
Trajetória na GloboNews
Carlos Monforte começou a trabalhar na GloboNews em 1998. Durante os anos seguintes, exerceu diferentes funções na emissora de notícias. Ele foi coordenador e apresentou o Jornal das Dez. Também participou de programas como Espaço Aberto e Fatos e Versões.
Carlos Monforte morre aos 77 anos. O jornalista apresentou o 'Bom dia Brasil' na década de 80.
— GloboNews (@GloboNews) August 31, 2026
➡️#GloboNewsEmPonto – de segunda a sexta, às 06h30, na #GloboNews pic.twitter.com/8RsEwf2QWm
