Morreu nesta sexta-feira (05), o ex-jogador e técnico Mario Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos. A informação foi confirmada pelo seu perfil oficial no Instagram. Contudo, a causa da morte ainda não foi divulgada.
Com uma carreira brilhante, Zagallo é o único brasileiro campeão mundial como técnico e jogador. Ele estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha. O ex-jogador enfrentava problemas de saúde, chegando a ser internado recentemente com infecção respiratória.
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, inicia a nota.
O comunicado termina com um agradecimento: “Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”.
Tetracampeão do mundo
Zagallo se tornou o único tetracampeão do mundo, como jogador (1958 e 1962), depois como técnico (1970) e coordenador técnico (1994).
Entre os feitos de sua carreira, Zagallo conquistou 135 jogos pela seleção brasileira, sendo 99 vitórias, 26 empates e 10 derrotas, como técnico. Já no comando da seleção olímpica, levou 14 vitórias, três empates e duas derrotas. E como coordenador técnico, ele atuou em 72 jogos, sendo 39 vitórias, 25 empates e oito derrotas.
Viúvo desde 2012, Zagallo deixa quatro filhos: Paulo Jorge de Castro, Maria Emilia de Castro, Maria Cristina de Castro e Mário César.