Na madrugada desta quarta-feira (10), morreu o jornalista Paulo Henrique Amorim aos 77 anos. A informação foi confirmada pela Record TV que prepara uma cobertura especial em homenagem ao apresentador, durante o dia de hoje. PHA, como era conhecido, morreu em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante.
Na noite da última terça-feira (09), o jornalista havia saído para jantar com amigos e ao chegar em casa passou mal, sua esposa pediu socorro e recebeu ajuda de vizinhos. Porém, mesmo com a rápida chegada de uma ambulância ao local, o apresentador não resistiu.
Paulo Henrique Amorim nasceu em 22 de fevereiro de 1943, estreando no jornal A Noite, em 1961. Também foi correspondente internacional da revista Realidade e, posteriormente da revista Veja. O apresentador teve passagens por quase todas as emissoras de TV, começando pela extinta TV Manchete e TV Globo, também como correspondente international nos Estados Unidos.
Leia também: Apresentador de afiliada do SBT faz piada racista e causa revolta no público
PHA chegou a TV Bandeirantes em 1996, depois de deixar a Globo, na emissora do Morumbi apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado, momento marcante de sua carreira onde colecionou polêmicas e também prêmios. Logo em seguida, o apresentador trocou a Band pela TV Cultura.
Pioneiro no streaming
Por volta dos anos 2000, Paulo Henrique Amorim idealizou o primeiro canal de notícias via streaming, o UOL News, onde permaneceu até 2006.
Ainda em 2006, se mudou para o portal IG, e repetiu o formato mas agora em seu programa Conversa Afiada, que também deu nome ao seu blog “bem afiado”, como ele costumava dizer, onde comentava sobre política e economia.
Sucesso na Record TV
O apresentador chegou na Record TV em 2003, com status de estrela e onde se manteve até então. Ele apresentou primeiro o Jornal da Record 2ª edição, quando em 2004 ajudou na criação da revista eletrônica Tudo a Ver, lembrada até hoje na emissora.
Em 2006, Paulo assumiu o Domingo Espetacular, onde costumava falar o seu mais famoso bordão: “Olá, tudo bem. Boa noite, boa sorte!”. Devido a mudanças no dominical, ele deixou o dominical em junho deste ano.