O ator Iran Lima, famoso por seu papel como Seu Candinho Manso na Escolinha do Professor Raimundo (TV Globo), faleceu na manhã deste domingo (21), aos 89 anos. Ele estava internado desde sexta-feira (19) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, após sentir um mal-estar e não resistiu.
Segundo sua esposa, Lucia Baruffaldi, Iran Lima enfrentava problemas de saúde sérios, incluindo vários AVCs e dois infartos. O ator também foi diagnosticado com um aneurisma abdominal, o qual se rompeu, complicando ainda mais seu estado.
“Ele já teve vários AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e dois infartos. Na sexta, ele passou mal, viemos para o hospital e ele ficou internado. Até ontem, ele estava debilitado, mas falando. E hoje recebemos a notícia do falecimento”, disse Lucia ao Metrópoles.
Iran Lima foi casado por 28 anos com Lucia Baruffaldi e teve três filhos do primeiro casamento: João Camargo, Giselle e Verônica, além de quatro netos e três bisnetos.
O velório e a cerimônia de cremação serão realizados no Cemitério do Carmo, Rio de Janeiro. A família ainda não divulgou informações sobre a data e horário.
Carreira
Iran Lima iniciou sua carreira na década de 1950 como manipulador de bonecos na TV Tupi. Nos anos 1960, integrou o elenco do programa humorístico Praça da Alegria, na TV Rio. Contudo, seu papel mais icônico foi ao lado de Chico Anysio na Escolinha do Professor Raimundo, onde interpretou Seu Candinho Manso, cativando o público brasileiro.
Além da Escolinha do Professor Raimundo, Iran Lima participou de outros programas humorísticos, como Uma Escolinha Muito Louca e Escolinha do Gugu. Fora da televisão, dedicou quatro décadas como dublador no estúdio Herbert Richards e dirigiu programas como Os Trapalhões e produções de Jô Soares.