Criador de um dos maiores sucessos da teledramaturgia mundial, a novela “Betty, A Feia”, Fernando Gaitán morreu nesta última terça-feira (29/01) em Bogotá, Colômbia.
Gaitan foi vítima de uma parada Cardiorrespiratória. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da Clínica Del Country, foi nessa clínica onde o autor deu entrada no final da manhã.
“A Clínica Del Country” lamenta informar que o paciente Fernando Gaitan Salom, roteirista e produtor de televisão, faleceu no dia de hoje á 13h46 da tarde, depois de ingressar ao setor de emergência com parada Cardiorrespiratória, sem responder às tentativas de reanimação instauradas. A Clínica Del Country, e toda sua equipe médica expressa suas mais sentidas condolências á sua família, amigos e pessoas próximas, assim como todos colombianos”. Afirma a nota oficial da unidade de saúde.
Carreira de Sucesso
Fernando Gaitán deu início em sua trajetória em 1989. Seu primeiro grande sucesso aconteceu em 1992 com a novela “Café com Aroma de Mulher” que foi protagonizado por Margarida Rosa de Francisco, atriz do primeiro escalão das novelas colombianas e o ator brasileiro Guy Ecker. O folhetim só chegou ao país em 2001 pelo SBT e fez um enorme sucesso.
Porém nada se compara ao fenômeno “Betty, A Feia” em 1999 pelo canal RCN, Gaitán atingiu a popularidade em todo mercado latino. A história da secretária feia vivida por (Ana Maria Orozco) que se apaixona pelo patrão mulherengo (Jorge Henrique Abello). A trama fez tanto sucesso que entrou para o Guiness Book por ter tido 22 versões ao redor do mundo.
Aqui no nosso país a versão original aconteceu em 2002 pela RedeTV!. Porém também foram exibidas a versão mexicana pelo SBT, “A Feia mais Bela” além do seriado norte americano (Seriado Ugly Betty) sem contar a versão da Record TV em 2009, atualmente sendo reprisada pela emissora.
Fernando Gaitán fez seu último trabalho na “Telemundo” emissora hispânica dos Estados Unidos. Ele supervisionou a produção do canal em mais uma adaptação de Betty. “Betty em Nueva York” estreia em fevereiro.