A atriz Léa Garcia morreu nesta terça-feira (15), aos 90 anos. A estrela estava no Festival de Gramado, onde ganharia uma homenagem pelo conjunto da obra. A informação foi antecipada pelo O Globo, e confirmada por familiares nas redes sociais.
É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no @festivaldecinemadegramado da nossa amada Léa Garcia
escreveu a família.
Léa estava participando do Festival que começou no último sábado e chegou a posar na frente do troféu Oscarito. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Carreira de Léa Garcia
Nascia nas Praça Mauá, Rio de Janeiro, Léa Lucas Garcia de Aguiar queria cursar letras e ser escritora, mas seu destino encontrou o Teatro, onde estreou aos 19 anos, na peça ‘Rapsódia Negra’, de Abdias do Nascimento. Entre trabalhos de grande sucesso na TV e Cinema, Léa consolidou sua carreira com papéis marcantes como Rosa de Escrava Isaura (1976).
Sua estreia em novelas foi na Record, em 1969, com a trama ‘Acorrentados’. No ano seguinte estreou na Globo em ‘Assim na Terra como no Céu’. Na emissora atuou em várias tramas tais como A Viagem (1994), O Clone (2002).
Em 2006 retornou à Record em Cidadão Brasileiro (2006). Seu último trabalho na Globo, foi em Arcanjo Renegado (2020).