O Ministro da Educação, Abraham Weintraub protagonizou um novo “chilique” ao vivo na CNN Brasil. No início da noite desta sexta-feria (15), o Expresso CNN conversou com o ministro, quando ele não gostou de ser perguntado por Monalisa Perrone sobre a saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde. A apresentadora
Tudo começou porque Monalisa Perrone perguntou sobre o assunto do dia: “Eu já gostaria de perguntar ao senhor, como representante do governo de Jair Bolsonaro, como fica participar de um governo com uma instabilidade tão grande em relação a uma das principais pastas, neste momento, não só para o Brasil, mas para o mundo, que é a questão da Saúde. O senhor poderia dizer qual é a sensação neste momento e como está o governo de Jair Bolsonaro, neste momento?”, pergunta ela.
Abraham perguntou para seu assessor: “Isso tinha sido combinado, de perguntar da saída da saúde?” repetindo a mesma fala do assessor da secretária especial da cultura, Regina Duarte, quando disse ter dado “chilique” também numa entrevista para a CNN Brasil.
“Assim, eu posso comentar rapidamente, porque não era o combinado da entrevista”, disparou o ministro, deixando Monalisa surpresa.
A apresentadora então interrompeu o ministro e explicou que o assunto era de grande relevância.
No entanto, Weintraub continuou a falar sobre o “combinado”: “A única coisa, Monalisa, em qualquer relação, interpessoal, o combinado e o que tinha sido acertado… Eu vou responder à sua pergunta, sem problema nenhum. Quando a gente combina uma coisa, a gente não deve descumprir, a palavra deve ser honrada. Às vezes, a gente pode ter que renegociar o que foi combinado”.
Ele continuou: “Então, eu combinei uma coisa, de falar sobre o Enem. Vamos começar falando do Enem, vamos ver como evolui e, lá pelas tantas, a gente pode até fazer uma pergunta sobre como foi a mudança. Mas eu acho que não contribui muito”.
Ministro disse desconhecer Monalisa
Na sequência, o ministro Abraham Weintraub ainda tentou minimizar o trabalho da apresentadora, que é conhecida nacionalmente pelo bom tempo em que trabalhou na Globo.
“Monalisa, eu vou responder. Eu só estou salientando que, nesse processo, quando eu pedi para fazer a entrevista, eu pedi à Renata [Agostini] e ao Caio [Junqueira], porque eu não te conhecia. Eu sabia que a Renata e o Caio não fariam, assim, de saída, a pergunta, seguiriam o que foi combinado“.
A apresentadora da CNN Brasil então interrompe: “O senhor fique à vontade, ministro. O senhor não gostaria de falar conosco? Se o senhor não quiser, não tem problema algum, ministro. Nós cancelamos a entrevista”. “Se você me permitir terminar a entrevista, eu agradeço. Se você me deixar falar, eu agradeço”, disparou a âncora.
Assista a entrevista:
Monalisa rebate o ministro
Após se despedir e agradecer a entrevista do ministro, Monalisa Perrone rebateu a recusa do entrevista em responder a pergunta da jornalista.
“Agora nós vamos para o assunto do dia que tem que ser perguntado para qualquer um, não existe isso censura em relação a ninguém. Vamos falar então sobre o assunto do dia sim e agora com educação e respeito”, concluiu a apresentadora.