O brasileiro Anderson Silva, ou ‘Spider’ (Aranha), um dos maiores lutadores de MMA da história ganhou uma minissérie sobre sua vida. Mas, ao invés de mostrar a sequência de lutas que transformou o brasileiro em um ícone do esporte, a série toma um tom pessoal. Abordando um lado mais pessoal do atleta, a série sai de um roteiro óbvio e previsível, mesmo contando a história de uma pessoa real. Em sua carreira no MMA, Spider conquistou 17 vitórias seguidas e mais 10 defesas de título consecutivos. Números surpreendentes tanto para o esporte quanto para a categoria e responsáveis por colocar Spider no hall da fama do MMA.
Nos quatro episódios da minissérie disponível no Paramount+, o roteiro dá enfoque nos momentos pessoais marcantes do atleta que o ajudaram a definir seus valores e objetivos de vida. Anderson viveu com a mãe em São Paulo até os quatro anos. Em seguida, se mudou para viver com os tios em Curitiba, que moldaram seu caráter e o incentivaram em suas escolhas.
Mas, apesar de a série abordar um lado ‘desconhecido’ de Spider, é claro que algumas lutas não poderiam passar despercebidas. A luta contra Hayato Sakurai, em 2001, por exemplo, é a primeira retratada na série e a melhor luta da carreira de Spider, segundo ele próprio. Foi nesta luta que Anderson venceu seu primeiro título mundial.
Além dela, a série mostra ainda o épico chute na luta contra Vitor Belfort na considerada luta do século em 2011 e, em 2013, contra Chris Weidman quando fraturou a perna.
Elenco
No elenco, a série conta com um time de peso. Bruno Vinicius e William Nascimento interpretam o atleta em diferentes fases de sua vida. Com eles, se juntam o cantor e ator Seu Jorge, Tatiana Tibúrcio como Tia Edith, Douglas Silva no papel de Max Silva, Larissa Nunes como Dayane Silva, Dudu Azevedo dando vida ao Rodrigo Minotauro e Milhem Cortaz interpretando Santiago.
“É muito gratificante! É um pouco assustador, mas ao mesmo tempo é muito bom ver a série. Toda vez que eu vejo eu me emociono! Não é uma história sobre o Anderson, é sobre uma família negra tradicional, que venceu muitas barreiras através do amor, através do afeto. A mensagem que a série passa é sobre isso”
Anderson ‘Spider’ Silva, em coletiva sobre lançamento da série.