O baixista Rinaldo Oliveira Amaral, de 56 anos, mais conhecido como Mingau, da banda Ultraje A Rigor, passou por uma nova cirurgia para diminuir a pressão no cérebro. O integrante do The noite (SBT), foi baleado na cabeça e está internado num hospital de São Paulo em estado grave.
A cirurgia do músico durou cerca de duas horas e meia, o objetivo era auxiliar no controle da pressão intracraniana. Para o Jornal da Record, o médico neurocirurgião João Miguel de Almeida Silva, explicou o procedimento.
É uma maneira que a gente tem de aliviar, de reduzir essa pressão intracraniana. É abrir uma espécie de uma janela no crânio de fato. Retira-se uma parte do crânio para permitir que esse edema se estabeleça e assim a pressão seja reduzida.
explica o médico.
Ele explica ainda que, à medida que a pressão dentro do crânio aumenta, o sangue com oxigênio e nutrientes para de chegar como deveria ao cérebro: “O crânio é um compartimento fechado, é uma caixa rígida e à medida que o conteúdo intracraniano não aumenta os nutrientes, o oxigênio passa a não chegar adequadamente no cérebro“.
O estado de saúde de Mingau
O último boletim médico divulgado pelo hospital informa que Mingau continua em estado grave e segue na unidade de terapia intensiva (UTI). O músico está sedado e respira com o auxílio de ventilação mecânica. Em uma rede social, a filha do baixista pediu doação de sangue em nome do pai.
Rinaldo Amaral foi baleado no sábado (02), em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, onde é dono de uma pousada. Segundo médicos, a bala atravessou o lado esquerdo do cérebro responsável por funções como movimento, fala e visão. A polícia decretou a prisão de 3 suspeito de envolvimento no ataque ao baixista, que não foram localizadas. Um homem de 29 anos foi preso no dia do crime. Há suspeita de que traficantes tenham confundido o carro em que mingau e um amigo estavam com o de um criminoso rival. Ainda segundo a Polícia Civil, a área por onde eles circulavam é controlada pela maior facção do Rio de Janeiro.