Capítulo 43, quarta-feira, 27 de setembro
Ao saber que Renata provocou a queda de Paulino, Rosário a expulsa de casa, mas Lucrécia assume a culpa. Matias descobre o que Carmelo fez com Branca e vai procurá-lo, mas o rapaz é grosseiro com ele. Lucrécia comunica a Carmelo que não vai mais se casar com ele. Sua reação é ameaçá-la dizendo que todos os seus seres queridos pagarão por sua decisão.
Lucrécia comunica a Modesto que terão que trabalhar com recursos próprios porque não haverá trato com Carmelo. Padre Matias se surpreende ao ver que Justina, em seu desespero, está se aproximando de Deus. Manoel pede a Carmelo que respeite a decisão de Lucrécia. Os dois discutem, Fidel aparece e, para defender Carmelo, atinge Manoel com uma garrafa. Depois fica muito nervoso ao saber que agrediu o próprio filho.
Carmelo ordena a Fidel que se livre de Manoel, e ele arrasta o rapaz para outro lugar. Rodolfo encontra Manoel muito machucado e o socorre. Rosário reúne os empregados e comunica que devido à situação financeira decidiu vender a fazenda e diz que já não precisará de seus serviços. Lucrécia tenta convencer a mãe a voltar a atrás em sua decisão, mas ela insiste que não há outra opção. Convencida de que Carmelo é o culpado, Lucrécia vai procurá-lo, lhe dá uma bofetada e diz que é pior do que ela pensava. Paulino manda chamar padre Matias e diz que precisa se confessar. Rosário comunica a Lucrécia que vendeu as terras para Carmelo.