O Aparecida Debate, que vai ao ar na terça-feira (6), às 21h30, traz como tema o mês vocacional, celebrado em agosto e instituído em 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Esse mês é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre as vocações da Igreja Católica, sendo elas, sacerdotal, religiosa, matrimonial e leiga.
Os jornalistas Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço vão receber convidados no programa da TV Aparecida para entender melhor essas atuações e refletir sobre o chamado de Deus em nossas vidas. Neste ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, junto ao serviço de animação vocacional, definiu como tema principal: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: Pedi, pois, ao Senhor da Messe.
A primeira convidada do programa será Irmã Maristela Ganassini, que além de ser assessora da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, é assessora do setor juventudes da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil).
A pauta da produção ainda vai falar sobre o comprometimento com a fé de pessoas leigas, como é lembrado por Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB. O leigo ajuda não só na evangelização, mas na construção de um mundo melhor para novas gerações. A entrevistada será Cidinha Ventura, catequista da Arquidiocese de Aparecida.
E representando os Missionários Redentoristas, congregação fundada em 1932 por Santo Afonso Maria de Ligório e que levam a Copiosa Redenção a 79 países, sendo no Brasil presentes em 9 unidades, o programa vai entrevistar Frater André Júnior. Ele vai falar sobre o chamado a vocação.
Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h30.