Nesta terça-feira (16), a influenciadora digital Maya Massafera compartilhou um vídeo em suas redes sociais, revelando pela primeira vez o timbre de sua voz após a cirurgia de feminilização. Antes disso, Maya se comunicava com seus seguidores através de sussurros, mas agora, sua voz pode ser ouvida claramente.
“Eu acho que muitos de vocês já sabem, mas eu fiz duas cirurgias na voz, e a minha última cirurgia foi há 15 dias atrás. Então a minha voz não está pronta ainda. Ela só vai estar pronta daqui a dois meses e meio, que são três meses após a cirurgia”, disse Maya.
Maya também falou sobre a pressão que sentiu durante sua transição. “Tenho que ir, muitas vezes, no meu tempo. Quando eu resolvi me transicionar, eu queria voltar pro útero da minha mãe. Eu quis ficar o mais quietinha, o longe de tudo possível. Só que eu voltei pra realidade, pra vida real antes, porque começou a sair tanta matéria distorcida minha que eu preferi dar minha cara a tapa e vir falar pra vocês. A verdade é história. E é o mesmo que está acontecendo com a minha voz. Não todo mundo, claro, mas é tanta cobrança, e é tanta cobrança de muita gente pra ver se a minha voz está feminina o suficiente que eu resolvi vir aqui e dar mais uma vez a minha cara a tapa.”
Ela também esclareceu a confusão comum entre os termos “mulher trans” e “travesti”.
“Eu sou uma mulher trans. Eu sou uma mulher travesti. Você sabia que a palavra travesti e mulher trans são a mesma coisa? Quem é mulher trans é travesti e quem é travesti é mulher trans. Eles marginalizaram a palavra travesti. Muita gente acha que é um nome pejorativo ou que é quem não fez algum tipo de cirurgia estética ou cirurgia de… Vocês sabem do que eu estou falando. E não tem nada a ver. Para você ser uma mulher trans ou uma travesti, você não precisa de cirurgia, você não precisa de nada. E é a mesma coisa. Quem é trans é travesti e quem é travesti é uma mulher trans.”
Assista ao vídeo:
[su_dailymotion url=”https://dai.ly/x92awbc” quality=”1080″ related=”no” info=”no”]
Cirurgia
Após sua transição de gênero, Maya se submeteu a uma cirurgia de transição vocal. Ela comentou que pode ser necessário repetir o procedimento, já que uma intensa dor nos olhos a levou a chorar excessivamente, o que resultou no rompimento de alguns pontos.
Existem dois tipos principais de cirurgia de transição vocal: a glotoplastia, que é realizada em mulheres transsexuais como Maya, e a tiroplastia tipo 3, que é recomendada para homens transsexuais.