Neste domingo, 22 de julho, o convidado de Débora Bergamasco no ‘Poder em Foco’ será Mauricio de Sousa. Na ocasião, os jornalistas convidados que também farão perguntas ao cartunista são Caco Galhardo, Marcelo Forlani e Felipe Germano.
Ele fala sobre as mudanças na Turma da Mônica ao longo dos mais 50 anos de existência e comenta: “hábitos, costumes, tradições e tudo mais vão se alterando com o tempo e no bairro no Limoeiro, onde a turma mora, chegam essas mensagens também“.
Mauricio responde sobre a possibilidade de incluir a questão de gênero nas produções e declara: “os leitores fazem parte de uma sociedade que ainda tem restrições para essa abertura no gênero. Eu ainda tenho revistas infantis, agora que nós entramos na revista juvenil. Eu quero chegar logo na Turma da Mônica adulta para eu poder abrir mais esse leque“.
Por outro lado, rejeita a abordagem de temas políticos. “A política é uma coisa assim que sobe e desce, sobe e desce, tem altos, tem baixos, tem cores que variam e tudo mais. Não devemos mexer nisso numa história em quadrinhos. Principalmente o nosso tipo de história em quadrinhos, que vai para criança“, diz.
O cartunista fala ainda sobre como a Turma da Mônica se mantém interessante às crianças mesmo com o avanço da tecnologia e opina: “eu penso que tem que ver com o contato que eu mantenho com crianças… Criança é igual no mundo inteiro, gosta das mesmas coisas, não gosta das mesmas coisas, então é muito fácil você seguir, é você abrir o seu espírito, receber a criança no que ela está fazendo e está falando e tentar traduzir tudo aquilo“.