A TV Cultura anunciou, nesta sexta-feira (17), que Marília Correa Assef será a nova Diretora de Jornalismo da emissora. Nesse sentido, ela substituirá Leão Serva, que assumirá o posto de Diretor Internacional de Jornalismo e correspondente da TV Cultura em Londres.
Em sua terceira passagem pela emissora, Assef ocupava o cargo de chefe de redação do Jornalismo desde 2019. A jornalista recebeu o convite para a função pela atual gestão da empresa, de José Roberto Maluf.
Para ocupar a vaga deixada por Marília Assef, a TV Cultura convidou José Vidal Pola Galé, que já trabalhou no Jornalismo da emissora.
Em nota, a direção da TV Cultura agradeceu a Leão Serva pela dedicação e realizações na emissora nos últimos quatro anos. Além disso, a emissora desejou sucesso tanto ao jornalista quanto a Marília Assef “nesta importante missão de conduzir e levar ao público um Jornalismo sério, plural e de grande credibilidade”.
Leão Serva ganhou notoriedade ao intervir em ataque de deputado a jornalista
Agora correspondente da TV Cultura, Leão Serva ganhou bastante notoriedade no ano passado, ao intervir em um ataque de um deputado bolsonarista à jornalista Vera Magalhães. Na ocasião, Vera foi alvo de hostilidades do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos/SP). A situação foi após o término do debate com os candidatos ao Governo de São Paulo. Nesse sentido, o encontro, no Memorial da América Latina, teve organização de um pool formado por TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo.
De acordo com relatos dos presentes, o político, com o celular em mãos, se aproximou de Vera e a hostilizou, afirmando que ela era “uma vergonha para o jornalismo”, questionando em sequência o valor do seu salário.
Douglas Garcia esteve presente no debate como parte da comitiva de Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Bolsonaro nas eleições locais. O seu ataque ocorreu minutos após o término do encontro e gerou forte consequências. O apresentador Leão Serva, que mediava o debate, se aproximou da confusão, retirou o celular da mão do deputado e o arremessou para longe, enquanto o político era apartado por seguranças.