Morreu nesta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, a autora Maria Carmem Barbosa, aos 76 anos. A informação foi confirmada pelo sobrinho da ex-Globo, que ficou famosa por escrever novelas e seriados de sucesso. Nos mais de 40 anos de carreira, ela esteve ao lado de Miguel Falabella em ‘Salsa e Merengue’ (1996), ‘A Lua me Disse’ (2005) e ‘Toma Lá Dá Cá’ (2007).
De acordo com o sobrinho Thiago Barbosa, Maria Carmem estava internada há dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela sofria de Mal de Alzheimer.
Ainda segundo o familiar, a autora sofreu uma queda brusca de pressão e uma parada cardiorrespiratória.
A carreira
Maria Carmem Barbosa era conhecida pelo humor afiado. Filha do humorista, jornalista e compositor Haroldo Barbosa, ela começou a escrever por influência de seu pai, com quem costumava discutir sobre os humorísticos que estavam no ar, desde criança.
É mais difícil fazer humor do que drama. Porque já sabemos os caminhos do drama: perda, dor, traição, mágoa. Na comédia, o que faz a pessoa rir? Precisamos de um time muito preciso para manter a plateia ligada, com o riso aberto do início ao fim.
disse a jornalista em uma entrevista de 2021.
Maria começou a trabalhar no rádio em 1970, no Programa Minerva da rádio MEC. Ainda no mesmo ano começou a trabalhar na Globo como produtora na linha de shows da emissora, tornando-se uma das primeiras mulheres a realizar o trabalho de produção na emissora.
Desenvolveu a série ‘Delegacia de Mulheres’, que representou o Brasil na conferência sobre violência doméstica realizada em Washington, nos Estados Unidos, em 1997.
Mas ao lado de Miguel Falabella que ela ficou ainda mais reconhecida pelos trabalhos nas novelas ‘Salsa e Merengue’ (1996) e ‘A Lua me Disse’ (2005).
Maria Carmem Barbosa ainda participou da criação dos primeiros episódios de ‘Sai de Baixo’ (1996 -2002). Seu último trabalho na televisão foi em ‘Toma Lá, Dá Cá (2007 – 2009), repetindo a parceria com Miguel Falabella.
Homenagens
O autor Miguel Falabella usou as redes sociais para homenagear a amiga. Ele publicou e uma foto, onde aparece abraçado a Maria Carmem.
A vida é sempre surpreendente. Acabei de postar uma homenagem pelo aniversário de Zezé e recebo a notícia da passagem de Maria Carmem Barbosa, minha parceira e amiga por anos incontáveis.
O autor continuou a homenagem falando sobre a doença que autora enfrentou e disse que ela descansou.
Eu poderia passar alguns dias contando histórias sobre nós dois e, na verdade, deixei de contá-las por que Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu que dava o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física. E o dia fervilha de lembranças! Amiga querida, parceira de tantas aventuras, descanse! Você merece!
Leia também: Alexandre Rossi se emociona ao contar os últimos momentos vida de Estopinha: “Ouvi o coraçãozinho”