O Globo Repórter desta sexta-feira (27) exibe uma edição especial da série ‘Personalidades’ dedicada a Maria Bethânia, que acaba de completar 79 anos. Nascida em Santo Amaro da Purificação (BA), a cantora é celebrada por sua trajetória marcada pela fé, pela força da cultura popular e pelo talento artístico que a consagrou como um dos maiores nomes da música brasileira. Com apresentação de Sandra Annenberg, o programa leva o público para o Recôncavo Baiano, onde tudo começou.
Em um cenário que recria a casa onde Bethânia cresceu, ela reflete sobre a importância da infância, da família e das tradições religiosas de sua terra natal. A cantora emociona ao falar da mãe, Dona Canô, a quem credita sua autoconfiança: “Desde criança aprendi que pode existir confiança em mim, por causa de minha mãe”.
O episódio acompanha também a procissão de Nossa Senhora da Purificação e a tradicional lavagem das escadarias da igreja, marcando o sincretismo religioso da Bahia, com a presença de baianas e terreiros de candomblé.
Receba atualizações em primeira mão!
O programa traz ainda depoimentos de grandes nomes da música e da cultura nacional. Gilberto Gil revela como a presença cênica de Bethânia influenciou sua carreira. Roberto Carlos elogia sua capacidade de unir técnica e emoção. Também participam a cantora Adriana Calcanhoto, a diretora Bia Lessa, os artistas Tom Zé, Jards Macalé, Vanessa da Matta e outros.
Outro destaque do episódio é o Projeto Maricotinha, desenvolvido em uma escola pública em Camaragibe (PE). Inspirado na obra de Bethânia, o projeto envolve alunos em atividades artísticas e literárias com base nas músicas da cantora. “É o meu trabalho alcançando o estudo público de crianças. Fico comovidíssima”, comenta a homenageada.
Esses e outros destaques estão no Globo Repórter desta sexta (27), a partir das 22h25.