Acontece na próxima terça-feira (18) a 29º edição Prêmio Multishow. A maior premiação da música brasileira terá cerimônia no Rio de Janeiro, com Gloria Groove, Linn da Quebrada e Marcos Mion como apresentadores.
Intitulada “Mais perto do que nunca”, a premiação celebrará o poder dos fãs e os eleva à condição de protagonistas. O conceito tem desdobramentos em toda esta edição, e a marca promoverá experiências tanto presencialmente, quanto ao longo da transmissão.
Para 2022 uma das novidades fica por conta da criação de um Comitê de Diversidade, com a missão de sugerir transformações na premiação. A partir disso, duas novas categorias passam a ser disputadas: “Voz do Ano” e “Artista do Ano”, substituindo as categorias “Cantor” e “Cantora do Ano”. O número de indicados passa de cinco para oito nomes, permitindo que mais artistas sejam indicados.
Tapete Vermelho
Com transmissão a partir das 21h15, as performances do pré-show serão exibidas enquanto os convidados chegam. A banda Jovem Dionísio, do hit “Acorda Pedrinho”, é a primeira a se apresentar, seguida de Thiago Pantaleão. Já Ana Castela e Priscilla Alcantara estarão juntas em uma performance especial. Para encerrar, o rapper Xamã leva seu sucesso “Malvadão 3” para o pré-show.
Um time de apresentadores foi escalado para mostrar todos os detalhes ao público que acompanha pela transmissão. Didi Wagner, Kenya Sade, Dedé Teicher, Bielo Pereira, Laura Vicente e China são responsáveis pelos bastidores e entrevistas.
Cerimônia PM2022
Um trio inédito de apresentadores comandarão o Prêmio Multishow deste ano. Mion, Gloria Groove e Linn chegam com potência, versatilidade e conexão musical para comandar pela primeira vez a cerimônia. “Representa uma volta a um lugar que eu amo: o palco de uma premiação musical“, disse o apresentador do Caldeirão (TV Globo).
Para Gloria, “é uma honra e um privilégio fazer parte dessa festa tão importante! Ainda mais estando no comando, o que confirma o impacto cultural que meu trabalho tem causado. É uma conquista gigante pra mim como artista, assim como um símbolo de representatividade para toda a comunidade LGBTQIA+”, diz.
Já Linn da Quebrada comemora: “Quando eu subo ao palco, eu subo com uma legião e é a essa legião que nós vamos celebrar no dia do Prêmio! A premiação dá um salto para além quando traz a própria comunidade de fãs para falar por si sobre a importância de construir o universo da música, que não é construído somente por quem faz. Ele é feito por quem legitima esse meio, pelas premiações, pelos fãs”.
Performances no palco principal
Thiaguinho, Ludmilla, IZA, Jão, Diego & Victor Hugo, Luísa Sonza, L7nnon e Gloria Groove serão responsáveis pelas grandes performances deste ano.
Homenagens
Linn da Quebrada e Larissa Luz homenageiam Elza Soares. A performance se estende a Liniker, que se junta com Dona Onete para uma participação especial. O Planet Hemp vai receber Criolo para juntos apresentarem a recém-lançada “Distopia”. MC Soffia e MC Estudante também participarão da cerimônia, em uma ação especial para o Movimento LED.
Categoria e indicações
Música do Ano:
- Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
- Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) – L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD
- Envolver – Anitta
- Fé – IZA
- Maldivas – Ludmilla
- Malvadão 3 – Xamã, Gustah e Neo Beats
- Vampiro – Matuê, WIU e Teto
- Vermelho – Gloria Groove
Grupo do Ano:
- Jovem Dionísio
- Afrocidade
- Bala Desejo
- Black Pantera
- Gilsons
- Grupo Menos é Mais
- Lagum
- Raça Negra
Dupla do Ano:
- Anavitória
- Diego & Victor Hugo
- Henrique & Juliano
- Jorge & Mateus
- Maiara & Maraisa
- Matheus & Kauan
- Tasha & Tracie
- YOÙN
Álbum do Ano:
- Lady Leste – Gloria Groove
- LUME – Filipe Ret
- Numanice #2 – Ludmilla
- Pirata – Jão
- Pra Gente Acordar – Gilsons
- QVVJFA? – Baco Exu do Blues
- Sobre Viver – Criolo
- Versions of Me – Anitta
Revelação do Ano:
- Ana Castela
- Bala Desejo
- Jovem Dionísio
- Mari Fernandes
- Nattanzinho
- Rachel Reis
- Tasha & Tracie
- Urias
Artista do Ano:
- Anitta
- Gloria Groove
- Gusttavo Lima
- Jão
- João Gomes
- L7nnon
- Ludmilla
- Luísa Sonza
Voz do Ano:
- Anitta
- Gloria Groove
- IZA
- Jão
- Liniker
- Ludmilla
- Luísa Sonza
- Marisa Monte
Show do Ano:
- Alexandre Pires e Seu Jorge
- Caetano Veloso
- Djonga
- Emicida
- Jão
- Ludmilla
- Marisa Monte
- Thiaguinho
Hit do Ano:
- Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
- Dançarina – Pedro Sampaio e MC Pedrinho
- Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) – L7nnon, Os Hawaianos e DJ
- Envolver – Anitta
- Idiota – Jão
- Maldivas – Ludmilla
- Malvadão 3 – Xamã, Gustah e Neo Beats
- Vermelho – Gloria Groove
Clipe TVZ do Ano:
- A Queda – Gloria Groove
- Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio
- Boys Don’t Cry – Anitta
- Cachorrinhas – Luísa Sonza
- Envolver – Anitta
- Fé – IZA
- Idiota – Jão
- Vermelho — Gloria Groove
Leia também: Fernando Haddad participa de edição especial do Roda Viva