Com trabalhos de destaque na Globo e Record TV, o autor de novelas Marcílio Moraes está deixando a emissora da Barra funda após cerca de 15 anos como contratado. Nos últimos cinco anos o escritor ficou totalmente parado, apenas recebendo seu salário normalmente e vendo suas reprises ganharem destaque na audiência da Record TV. Mas entre inúmeras especulações, o Portal Alta Definição apurou algumas informações que podem ter motivado a saída do autor.
Vindo da Globo para fortalecer a teledramaturgia da Record, Marcílio Moraes cumpriu seu papel. Começando pelo sucesso ‘Essas Mulheres’ (2005), depois Vidas Opostas (2006) – vencedora do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Ribeirão do Tempo (2010), além das séries A Lei e o Crime (2009), Fora de Controle (2012) e PlanoAlto (2014). Todas marcaram a trajetória de Marcílio com críticas positivas do público e especialistas de TV.
Conhecido por sua personalidade forte e o desejo de se manter trabalhando, Marcílio prometeu colocar a Record para bater de frente com Globo, no quesito teledramaturgia. Mas há alguns anos, o autor e a Record TV iniciaram um desgaste na relação, que teria começado com a pressa do contratado em querer voltar ao ar.
De acordo com duas fontes ouvidas pelo Portal Alta Definição, a direção da emissora pediu pelo menos três sinopses para o autor, muito antes de começarem a produzir novelas bíblicas. No entanto, nenhuma história foi aprovada. Naquela altura, a emissora passava por graves mudanças e cortes de gastos.
Leia também: Marcílio Moraes comemora vitória em cima de Gustavo Reiz
Inconformado, Marcílio teria procurado um famoso colunista de TV para publicar uma de suas sinopses como sendo aprovada pela Record TV, o que teria sido interpretado como uma forma de pressionar o canal. Na ocasião foram divulgados os títulos das novelas e até possíveis escalações, a estratégia teria se repetido com outra sinopse. Essa última chegou a ser comemorada nos bastidores, pois tudo indicava para um sinal verde da emissora, mas um novo vazamento do autor para a imprensa, teria decretado o fim da parceria.
Por outro lado, Marcílio afirma que foi encostado por não se encaixar no modelos das tramas bíblicas que começaram a fazer sucesso com ‘Os Dez Mandamentos’: “Hoje é um orientação diferente. Como só faço os meus projetos e não o dos outros, bato de frente com o que a emissora deseja”, disse ele a um site de TV.
A saída de Marcílio Moraes da Record TV, acontece no exato momento em que a emissora reativa o segundo horário de novelas, abrindo espaço novamente para as tramas contemporâneas com Topíssima, escrita por Cristianne Fridman. No lançamento dessa novela, a direção já deixava claro que Marcílio não escreveria a substituta, sendo anunciado que Fridman continuaria no horário.