A eliminação de Yuri Meirelles na 11ª Roça de A Fazenda 15 (Record) causou a fúria de alguns fãs do reality show, principalmente do grupo pôr do sol, atualmente formado apenas pela dupla Jaquelline e André Gonçalves. Diferente da porcentagem prevista na maioria das enquetes, Yuri recebeu apenas 24,26% dos votos. Mas, o que aconteceu para o modelo ser eliminado? Houve manipulação? As torcidas mudaram o cenário?
É impossível cravar o que acontece nos bastidores de votação de qualquer reality show. Contudo, e importante levar em consideração os fortes indícios que justificam a saída do participante.
Yuri não tinha torcida
O “Anitto” é integrante do grupo com menos torcida de A Fazenda 15. Até mesmo Nadja, que diz jogar sozinha, deve ter mais torcedores fervorosos do que a união de Tonzão Chagas, Lily Nobre, WL e Yuri.
Antecedentes pesados
Yuri não protagonizou muitas discussões, na verdade ele mesmo sabe que foi uma “planta” no jogo. Contudo, seu grupo marcou o início da temporada por uma sequência de erros, quase todos orquestrados pelo mandachuva Laranjinha. Por conta dele, ‘Os Crias’ ficaram marcados como “soberbos, intolerantes e preconceituosos”.
Vale destacar que Nathalia Valente, com quem Yuri se envolveu e fazia parte do mesmo grupo, foi a primeira eliminada com um dos recordes de rejeição da temporada.
Outro fator que joga contra o ex-peão é a polêmica fala homofóbica contra Lucas Souza, um dos principais favoritos, também no início do programa. Por conda dessa atitude, até mesmo Anitta deixou de segui-lo.
O público não tem memória curta
Vale destacar que Yuri deixa A Fazenda como um dos maiores campeões de Prova. Ele venceu três Provas do Fazendeiro e foi elogiado por Adriane Galisteu. Assim, escapou de várias Roças. Mas a memória do público pode ter contribuído para o seu fim.
Cezar Black perdoado
Outro fator que contribui para a eliminação do modelo foi a disputa contra dois nomes de torcida independentes. Cezar, marcado como intolerante e por ter causado a desistência de Lucas, teve uma semana para se redimir, e assim o fez.
Black pode ter pego o público pela emoção. A dona de casa, viu o baiano ir de 100 a 0 em poucas horas. Antes destemido, o peão se isolou, chorou copiosamente, pediu desculpas aso prantos e foi acolhido até por sua maior rival, Jaquelline.
Por outro lado, Nadja Pessoa carrega um fã-clube, intitulado de “Nadináticos”, que faz de tudo para acompanhar o enredo da peoa, que se repete desde o Power Couple.
Roça sem “pôr do sol”
Sem nenhum integrante do pôr do sol, Cezar, Nadja e Yuri disputaram cada um por si. Nenhum dos integrantes do pôr do sol declararam oficialmente uma torcida para Yuri. Assim, o que aconteceu foi uma divisão de votos.
Enquetes apontavam a indecisão
Assim que a votação da 11ª Roça foi aberta, Nadja apareceu como a menos votada. No amanhecer do dia, a enquete do Portal Alta Definição já apontava uma disputa mais acirrada entre Cezar Black e Nadja. No meio da tarde, a peoa passou o ex-BBB. Por fim, Nadja surgiu como a mais votada e a disputa se encerrou entre Yuri e Cezar disputando a vaga.
Como A Fazenda não exibe a porcentagem de quem fica, é impossível cravar em que situação ficaram Black e Nadja. Mas com a melhor porcentagem de um eliminado até aqui, e fácil supor que a disputa foi acirrada.
Nesse sentido, tudo leva a crer que a torcida – os que realmente votam – não toleram plantas, tem boa memória, perdoam os “arrependidos” e votam muito.